Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Líder do PT: prisão de Gilson Machado ‘quebra pernas financeiras’ do golpe

Ex-ministro do Turismo de Bolsonaro foi preso nesta sexta-feira, 13, por suposta tentativa de obstrução da Justiça

Por Pedro Jordão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 jun 2025, 14h24

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou que a prisão do ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL-PE) nesta sexta-feira, 13, vai atrapalhar a arrecadação de recursos financeiros pelos bolsonaristas e os investigadas pela trama golpista.

“Gilson [Machado] era o principal articulador da campanha de Pix do [ex-presidente Jair] Bolsonaro. [A prisão dele] Vai quebrar as pernas financeiras da organização criminosa que continua tentando um golpe contra o Brasil”, afirmou o líder na rede social X no início da tarde. “Toc, toc, toc! É a Polícia Federal! Mais um do núcleo bolsonarista atrás das grades (…). O cerco tá fechando”, completou o parlamentar.

Machado foi preso em Recife nesta sexta por suspeita de obstrução da Justiça, no âmbito de uma operação da Polícia Federal que verifica se ele tentou facilitar um passaporte para o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid — que é delator no julgamento da trama golpista.

A suposta ação de Machado teria ocorrido junto ao consulado de Portugal em Pernambuco no dia 12, segundo a PF. O objetivo dele seria “viabilizar a Cid a saída do território nacional”.

Segundo um parecer da PGR, há “elementos sugestivos” de que Machado atuou para atrapalhar o andamento da ação penal da trama golpista que ocorreu nesta semana no Supremo Tribunal Federal (STF), o que pode configurar obstrução de investigação. “A Polícia Federal apresenta elementos sugestivos de que o senhor Gilson Machado Guimarães Neto, que exerceu o cargo de Ministro de Estado do Turismo durante a gestão do então presidente da República Jair Messias Bolsonaro, esteja atuando para obstruir a instrução da Ação Penal n. 2.688/DF e das demais investigações que seguem em curso”, disse a PGR.

Continua após a publicidade

A investigação só foi iniciada após Machado não conseguir o documento no consulado e sob o risco dele tentar novamente em outro espaço diplomáticos.

Em nota divulgada na última terça-feira, 10, Machado negou que tenha tentado expedir um passaporte português para Cid e disse que seu contato com o consulado português teria tido uma motivação familiar. “Eu, Gilson Machado Guimarães Neto, tomando conhecimento das publicações desta tarde, nego veementemente ter ido a qualquer consulado, inclusive o português no Recife-PE. (…) Reitero, nessa oportunidade, que apenas mantive contato telefônico em maio último, com consulado português, tão somente solicitando uma agenda para meu pai, Carlos Eduardo Machado Guimarães, renovar o passaporte, o qual foi feito após dita solicitação”, diz o texto enviado pelo ex-ministro do Turismo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.