Lula diz já ter nome para substituir Padilha na articulação política
Titular da Secretaria de Relações Institucionais vai assumir o Ministério da Saúde após saída de Nísia Trindade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, 26, que já definiu o nome que substituirá Alexandre Padilha na Secretaria de Relações Institucionais (SRI), área responsável pela articulação política do governo. O cargo ficou vago após a ida de Padilha para o Ministério da Saúde, com a demissão de Nísia Trindade.
“Já está escolhido, mas eu não contei pra vocês ainda”, disse Lula a jornalistas após evento no Palácio do Planalto.
Questionado se a escolha seria pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o presidente desconversou. “Eu vou contar quando eu falar com a pessoa (…) se não, eu vou indicar a pessoa sem ter falado (…) Gente, vamos ter paciência. Tudo vai acontecer no tempo certo”, afirmou.
Apesar da ventilação do nome de Gleisi, aliados do presidente afirmam estar distante a possibilidade de alocar a cacique na SRI, uma vez que a deputada é considerada voz de uma ala mais radical do partido e o posto requer um diálogo mais fluido com diferentes grupos no Congresso.
Uma forte opção para a articulação do governo seria Sílvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos. Elogiado publicamente por Lula nas últimas semanas, Silvinho, como é conhecido, tem a confiança do presidente, além de contar com boa interlocução com nomes do Centrão, como o presidente da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB), de quem é correligionário.
Caso o ministro continue da pasta, que tem tido boas entregas, uma segunda opção para a articulação política seria o deputado José Guimarães (PT-AL), que tem feito um trabalho avaliado como positivo enquanto líder do governo na Câmara.