Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula escolhe nome que faltava para julgar Moro no TRE-PR

Advogado José Rodrigo Sade, favorito do petista nos bastidores, já foi advogado de Dallagnol e faz parte da Corte como substituto

Por Isabella Alonso Panho Atualizado em 9 Maio 2024, 10h34 - Publicado em 7 fev 2024, 19h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com a nomeação de Sade, o TRE-PR já pode julgar Moro
    Com a nomeação de Sade, o TRE-PR já pode julgar Moro (Roque de Sá/Agência Senado)

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu nesta quarta-feira, 7, o nome do advogado José Rodrigo Sade para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O ato completa os quadros da Corte e permite a continuidade do julgamento do senador e ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil-PR), que corre o risco de perder o mandato, sob a acusação de abuso do poder econômico.

    Sade fazia parte de uma lista tríplice aprovada no último dia 2 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao lado de Roberto Aurichio Junior e Graciane Aparecida do Valle Lemos. O favoritismo de Sade teve como contrapeso o fato de ele ter sido advogado do ex-deputado e ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Podemos-PR). O histórico, no entanto, não fez Lula mudar de ideia. O advogado já era dado como escolhido do presidente nos bastidores de Brasília. O Prerrogativas, grupo de juristas próximos ao PT, estava entre os apoiadores dele. “Esperamos que ele faça um trabalho técnico e independente, se atendo aos autos e sem ceder a qualquer tipo de pressão, incluindo as que podem vir do Paraná, onde o apoio ao Moro é ainda muito forte”, afirma o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas. “Que ele faça Justiça, e não justiçamento.”

    Pelo regimento do TRE-PR, o julgamento de casos como o de Moro, que podem provocar a perda do mandato, exigem que todos os magistrados titulares estejam presentes. Ou seja, os substitutos não podem conduzir o julgamento. Por isso, a escolha da data marcada para julgamento do senador foi alterada e, depois, suspensa, até que os quadros da Corte ficassem completos. A expectativa é de que a nomeação de Sade seja publicada já no Diário Oficial desta quinta, 8, formalizando a nomeação ao TRE-PR.

    Moro responde a duas ações de investigação judicial eleitoral propostas pelo PL de Bolsonaro e pela Coligação Brasil da Esperança, do PT. É o mesmo tipo de processo que deixou o ex-presidente inelegível por oito anos. Nesses casos do TRE-PR, o senador é acusado de abuso do poder econômico por, em 2020, ter supostamente feito campanha antecipada a favor da sua pré-candidatura à presidência pelo Podemos. O Ministério Público deu um parecer em dezembro opinando pela condenação do ex-juiz da Lava Jato, o que potencializa as chances de um julgamento desfavorável para ele no Paraná. Se perder as ações, Moro ainda poderá recorrer ao TSE, enquanto continua exercendo o mandato de senador.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.