Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula vai retomar relações com Venezuela e deve visitar China e EUA

Anúncio foi feito pelo futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 dez 2022, 19h27 - Publicado em 14 dez 2022, 13h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro das Relações Exteriores do governo eleito Luiz Inácio Lula da Silva, Mauro Vieira, anunciou, no início da tarde desta quarta-feira, 14, que o país deverá retomar as relações com a Venezuela, rompidas pelo governo Jair Bolsonaro. O futuro chanceler também indicou que Lula deverá visitar, no início do mandato, potências como China e Estados Unidos.

    “Com relação à Venezuela, o presidente me instruiu que restabelecêssemos as relações, o que faremos a partir de 1º de janeiro. Vamos enviar, num primeiro momento, um encarregado de negócios, para retomar os prédios que temos lá, residências, reabrir a embaixada, e posteriormente indicaremos um embaixador”, disse Vieira.

    O governo Bolsonaro publicou, em agosto de 2019, uma portaria que determina o não reconhecimento de Nicolás Maduro como presidente venezuelano, sob a justificativa de “fraude” na sua reeleição. Com isso, o governo brasileiro fechou as portas da Embaixada em Caracas e passou a não reconhecer a representação diplomática oficial do país vizinho.

    Questionado sobre se o governo irá reconhecer Juan Guaidó, o presidente autoproclamado da Venezuela, como mandatário, como fez Bolsonaro, o novo chanceler respondeu: “A embaixada ajuda o governo que está. E o governo que foi eleito que está lá é o governo do presidente Nicolás Maduro”.

    Prioridades

    De acordo com Mauro Vieira, a prioridade do governo Lula será levar o Brasil de volta à cena internacional. “Ele [Lula] disse que o Brasil esteve ausente, por muito tempo, e que a política que deverá ser implementada será uma política de reconstruir pontes”, afirmou o futuro chanceler.

    Continua após a publicidade

    Veja alguns dos pontos defendidos:

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.