Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Mãe e filha em cárcere privado são resgatadas após bilhetes a vizinhos

Caso aconteceu em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba; homem foi preso em flagrante dentro do apartamento de outro vizinho

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jul 2025, 18h45 - Publicado em 15 jul 2025, 18h38

Uma mãe e uma filha, de 88 e 52 anos, foram mantidas em cárcere privado por dois dias na cidade de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e foram resgatadas depois de conseguirem jogar pela janela bilhetes pedindo socorro (veja os bilhetes abaixo). Os papéis foram encontrados por um vizinho, que acionou a Polícia Militar. O autor do crime foi preso em flagrante. Elas foram encontradas amarradas e amordaçadas dentro do próprio apartamento, em estado de choque.

O caso aconteceu na semana passada. Mãe e filha moravam juntas em um prédio no qual possuem dois apartamentos — um em que residem e outro que está à venda. O autor do crime, Clauber Braga Severino, morou no prédio durante alguns meses de 2023, alugando um dos apartamentos das duas. Ele foi casado com a prima de uma das vítimas.

Na quinta-feira passada, 10, ele entrou no prédio usando a tag que possuía desde 2023. Imagens das câmeras de segurança mostram que ele entrou caminhando, sem ser parado por ninguém (veja abaixo), e foi direto para o apartamento onde as vítimas moram. Depois de ser resgatada, a filha disse ao delegado responsável pelo caso que havia ido à farmácia comprar remédio para a mãe e, quando voltou ao apartamento, não encontrou o próprio celular. Instantes depois, ela foi ao banheiro. Severino estava atrás da porta e a imobilizou, pedindo dinheiro.

Segundo a filha, ele teria dito que queria dinheiro para fugir para o Paraguai e exigiu 50.000 reais. “Estava com medo que ele me matasse lá dentro”, disse a filha, que fez dois cheques, um no valor que Severino pediu e outro de 8.000 reais. Ela e a mãe, de 88 anos, ficaram amarradas dois dias sob custódia de Severino, que disse que estava precisando de dinheiro e que as duas teriam o valor de que ele necessitava.

Continua após a publicidade

A filha conseguiu escrever bilhetes pedindo socorro e jogar pela janela. Em alguns momentos, Severino as liberou para tomar água e café. No sábado, 12, um vizinho encontrou os bilhetes amassados no térreo e foi até o apartamento das duas, onde as encontrou amarradas. A residência estava destrancada.

Bilhete jogado por mãe e filha que estavam em cárcere privado em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba
Bilhete jogado por mãe e filha que estavam em cárcere privado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba (Divulgação/Divulgação)

Bilhete jogado por mãe e filha que estavam em cárcere privado em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba

Continua após a publicidade

Bilhete jogado por mãe e filha que estavam em cárcere privado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba

Bilhete jogado por mãe e filha que estavam em cárcere privado em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba
Bilhete jogado por mãe e filha que estavam em cárcere privado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba (Divulgação/Divulgação)

Severino tentou fugir pulando para o apartamento ao lado pela sacada, mas o proprietário impediu que ele saísse até a Polícia Militar chegar. O homem foi preso em flagrante e, durante o seu interrogatório na Polícia Civil, disse ao delegado que “não sabe o que aconteceu”. “Entrei em desespero, perdi o emprego. Sei que nada disso não justifica o ato. Infelizmente não seu o que aconteceu. Pedir perdão não vai adiantar. Não sei nem o que falar”, disse ao delegado.

A Justiça converteu a prisão de Severino em preventiva. O caso segue em fase de inquérito. Mãe e filha tiveram ferimentos leves e receberam atendimento médico após o resgate. Com o autor do crime, a polícia encontrou os celulares das vítimas, 2.700 reais, cintas plásticas, fitas adesivas e ferramentas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.