Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Michelle, Zema, Eduardo… Valdemar e as opções a Bolsonaro para 2026

Presidente do PL tem conjecturado sobre nomes caso o ex-presidente não esteja nas urnas daqui a quatro anos

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 fev 2023, 11h33

Vivendo nos Estados Unidos desde que deixou o Brasil, em dezembro, e sem previsão de volta ao país, o ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de ao menos seis investigações no Supremo Tribunal Federal (STF) e de ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que podem torná-lo inelegível. Diante da possibilidade de o líder da extrema direita, dono de 51 milhões de votos em 2022, ficar de fora da ainda longínqua corrida presidencial de 2026, aliados têm conjecturado quais poderiam ser as opções a ele na urna.

Um dos que mapeiam o campo mais abertamente é o presidente do partido de Bolsonaro, o PL, Valdemar Costa Neto. À parte a chance de Jair Bolsonaro ser impedido de ser candidato, Valdemar e outras figuras graúdas da sigla dizem que o ex-presidente seria melhor como eleitor do que como presidenciável em 2026. Isso porque, apoiando um candidato e não entrando ele próprio na disputa, sua imensa rejeição não seria diretamente transmitida ao eleitor.

Entre os nomes citados pelo presidente do PL como opções ao Palácio do Planalto, o balão inflado com mais frequência tem sido o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro – ao contrário do marido, ela retornou dos Estados Unidos e passou a bater ponto como presidente do PL Mulher, em Brasília. Michelle foi a estrela de um jantar do PL na capital, que reuniu a cúpula partidária e as bancadas eleitas à Câmara e ao Senado. Ela também esteve no Senado durante a votação que confirmou a vitória de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) sobre o bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN) à Presidência da Casa. Além do Planalto, a ex-primeira-dama é cogitada a candidaturas a senadora e governadora.

Ainda no clã Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP), líder da minoria na Câmara, é visto no PL como dono de perfil mais próximo ao do pai e também é citado por Valdemar Costa Neto como potencial presidenciável. A predileção do cacique pelo Zero Três, no entanto, é avaliada no partido como recado ao seu irmão mais velho, o senador Flávio Bolsonaro (RJ), em quem Valdemar vê alguma ameaça, sobretudo quando se trata de poder e controle sobre o dinheiro do PL.

O cacique do partido de Bolsonaro também olha para fora de suas fronteiras partidárias e enxerga como potenciais candidatos da direita ao Planalto os governadores dos dois maiores colégios eleitorais do país: o de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), e o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). No caso do mineiro, uma eventual migração ao PL é vista como mais viável de se buscar, diante da debilidade nacional do Partido Novo. Já Tarcísio, com quem Valdemar tinha rusgas à época em que o governador dirigiu o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no governo Dilma, rejeitou se filiar ao PL para a disputa do governo paulista em 2022 e optou pelo Republicanos. Os dois, no entanto, firmaram uma aliança no estado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.