Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Minas Gerais é o 4º estado a decretar emergência em razão da dengue

Disparada de casos em todo o Brasil alerta autoridades; vacinação contra a doença começa em fevereiro

Por Bruno Caniato Atualizado em 8 Maio 2024, 16h34 - Publicado em 27 jan 2024, 14h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo de Minas Gerais decretou neste sábado, 27, estado de emergência em saúde pública devido à disparada de casos de dengue e chikungunya em 2024. Na última sexta-feira, 26, a Secretaria de Saúde confirmou a segunda morte por dengue no estado desde o início do ano – em janeiro, já foram registrados cerca de 11,5 mil casos de dengue e mais de 3 mil infecções por Chikungunya.

    A decisão do governador Romeu Zema (NOVO) foi publicada na edição mais recente do Diário Oficial de Minas Gerais e permite que o Executivo estadual adquira insumos médicos e contrate profissionais para combater as doenças sem licitação, em caráter emergencial. Com a medida, MG se torna a quarta Unidade da Federação (UF) a decretar estado de emergência – nas últimas três semanas, a situação já foi declarada pelos governos de Goiás, Acre e Distrito Federal.

    Em Brasília e demais territórios do DF, os agentes públicos de saúde estão autorizados pela Justiça a entrar em imóveis residenciais e comerciais fechados, mesmo sem permissão dos proprietários, para inspecionar e eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. A Secretaria de Saúde informou que também pedirá apoio ao Exército para reduzir o risco de epidemia – em janeiro, o Distrito Federal já confirmou ao menos três mortes por dengue e 16,6 mil casos da doença.

    Vacinação começa em fevereiro

    As quatro regiões em situação de emergência estão entre os 16 estados que receberão as primeiras doses da vacina contra a dengue a partir de fevereiro, segundo anunciado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira, 25 – ao todo, 521 municípios considerados em maior risco endêmico devem oferecer a imunização gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Terão prioridade na vacinação as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária responsável por 16,4 mil hospitalizações por dengue entre janeiro de 2019 e novembro de 2023. O imunizante não foi autorizado para aplicação em idosos, grupo mais suscetível à infecção transmitida pelo Aedes aegypti.

    Desde o início do ano, o Brasil vive uma explosão de infecções por dengue. Nas três primeiras semanas de janeiro, o Ministério da Saúde confirmou ao menos 12 mortes e mais de 120 mil casos da doença – no mesmo período de 2023, foram registrados 26 óbitos e cerca de 44,7 mil infecções.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.