Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Moraes manda ‘Fátima de Tubarão’ cumprir pena de 17 anos de prisão

Presa por participação no 8 de Janeiro, idosa de SC é usada como exemplo por bolsonaristas em movimento por anistia

Por Da Redação Atualizado em 5 nov 2024, 15h45 - Publicado em 5 nov 2024, 11h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que Maria de Fátima Mendonça Jacinto, conhecida como “Fátima de Tubarão”, comece a cumprir pena por participação nos atos de 8 de janeiro de 2023. A decisão foi publicada na segunda-feira, 4.

    Fátima tem 69 anos de idade e está presa em Criciúma (SC) desde janeiro de 2023. A idosa foi condenada a dezessete anos de prisão por atuar nas manifestações violentas em Brasília, em meio à multidão de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que invadiu e depredou os prédios dos Três Poderes.

    Não há possibilidade de novos recursos da defesa de Fátima junto ao STF. Moraes determinou o trânsito em julgado da condenação, inicialmente em regime fechado, e descontou da pena total o tempo de prisão provisória já cumprido por ela.

    Tentativa de golpe e abolição do Estado de Direito

    Natural de Tubarão, no sul de Santa Catarina, Fátima foi detida em 27 de janeiro de 2023 após ser identificada como incitadora e participante dos atos golpistas em Brasília. A idosa publicou vídeos nas redes sociais em meio à destruição generalizada nos prédios — nas imagens, ela declara que “vai pegar o Xandão”, que está “quebrando tudo” e também que teria defecado em um dos banheiros do Supremo.

    Durante as investigações conduzidas pela PF, “Fátima de Tubarão” foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa armada, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, depredação do patrimônio tombado e dano qualificado. Em agosto de 2024, após um ano e meio provisoriamente detida, a catarinense foi condenada a 17 anos de prisão pelo STF.

    Continua após a publicidade

    Reação bolsonarista

    Pelas redes sociais, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) ironizou a prisão de Fátima, comparou com as decisões recentes do STF sobre envolvidos na Lava-Jato e alegou que “não há proporcionalidade” nas decisões da Corte. “Uma mulher que caga na mesa do Moraes – atitude ridícula – pega 17 anos de cadeia”, publicou em seu perfil no X.

    Continua após a publicidade

    O caso de Fátima de Tubarão é um dos que são usados pelo bolsonarismo para tentar fazer avançar a aprovação de uma anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro pelo Congresso. O projeto é considerado prioritário pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores no Parlamento

    Na semana passada, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), retirou o projeto da Comissão de Constituição e Justiça, controlada por bolsonaristas, e criou uma comissão especial para avaliar a proposta.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.