Morre Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, aos 77 anos
Político mineiro estava internado há oitenta dias e sofreu parada cardiorrespiratória na noite de terça-feira

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), morreu nesta quarta-feira, 26, aos 77 anos de idade. Ele estava internado desde o último dia 3 de janeiro no Hospital Mater Dei, na capital mineira, e sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite de ontem.
De acordo com o hospital, Noman chegou a ser reanimado pelos médicos, mas estava respirando com o auxílio de aparelhos e tinha estado de saúde preocupante desde a parada cardíaca. “[O prefeito] foi reanimado, mas evoluiu com choque cardiogênico, necessitando de doses elevadas de drogas vasoativas e inotrópicas”, disse o boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira.
Com a morte de Fuad, assume a prefeitura o vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil), que já vinha atuando como chefe interino do Executivo de Belo Horizonte durante os oitenta dias em que o titular estava internado.
Em nota, a prefeitura de Belo Horizonte lamentou a morte de Fuad e disse que informações sobre o velório e homenagens serão divulgadas ainda hoje. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência”, diz o comunicado do Executivo municipal.
Em 2022, Fuad Noman assumiu a prefeitura de Belo Horizonte com a renúncia de Alexandre Kalil (PSD) para disputar o governo de Minas Gerais. Reeleito em 2024 no segundo turno com 53,7% dos votos, ele foi o prefeito mais velho a tomar posse na história da capital mineira – por orientação médica, a cerimônia de empossamento foi realizada de maneira virtual. Desde o início do segundo mandato, ele governou por apenas três dias até ser internado.
Em julho do ano passado, ainda durante a campanha eleitoral, Noman foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin (LNH), tipo de câncer com origem no sistema linfático. Desde então, o prefeito realizava tratamento oncológico, passou por uma cirurgia para remoção de tumor e foi internado em quatro diferentes ocasiões para tratar dores nas pernas, sangramento intestinal, insuficiência respiratória, pneumonia e sinusite.
Nota da prefeitura de Belo Horizonte
Leia, a seguir, o comunicado da prefeitura de Belo Horizonte sobre o falecimento de Fuad Noman.
“É com profundo pesar que a Prefeitura de Belo Horizonte informa o falecimento do prefeito Fuad Noman, ocorrido nesta data.
Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte. Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no Governo Federal, Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social.
Em 2022, assumiu o cargo de prefeito da capital mineira, e desde então conduziu a cidade com serenidade, firmeza e espírito público.
Fuad era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência.
Informações sobre o velório e homenagens serão divulgadas em breve.
Prefeitura de Belo Horizonte”