Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Nunes vê sua vantagem cair, mas ainda supera Boulos com folga em São Paulo

Levantamento foi divulgado nesta terça-feira pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 22 out 2024, 18h19 - Publicado em 22 out 2024, 08h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A vantagem do prefeito Ricardo Nunes (MDB) em relação ao seu adversário no segundo turno, Guilherme Boulos (PSOL), encolheu um ponto percentual em uma semana, segundo levantamento feito entre os dias 18 e 21 de outubro pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta terça-feira, 22.

    De acordo com a sondagem eleitoral, Nunes tem 51,7% das intenções de voto contra 39,6% do seu oponente, uma diferença de 12,1 pontos percentuais. Na semana anterior, a distância entre os dois candidatos era de 13,1 pontos percentuais (Nunes tinha 52,3% e Boulos, 39,2%). É o segundo recuo consecutivo na vantagem de Nunes: na primeira pesquisa feita pelo instituto após o primeiro turno, ela era de 13,8 pontos.

    Arte
    Vantagem de Nunes teve a segunda oscilação negativa desde o início do segundo turno (Paraná Pesquisas/Reprodução)

    No levantamento divulgado hoje, 5,3% dos eleitores disseram que iriam votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 3,4% não souberam ou não responderam.

    Em votos válidos, que é a forma utilizada pela Justiça Eleitoral na apuração, o prefeito tem 56,6% contra 43,4% de Boulos.

    Continua após a publicidade

    Espontânea

    Na pesquisa em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores entrevistados, Ricardo Nunes tem 38,3% das intenções de voto contra 31,6% de Boulos. Nesse cenário, quase um quarto dos eleitores (24,5%) disse não saber ou não respondeu quem seria o seu candidato — outros 5,2% disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 0,3% citaram outros nomes.

    Rejeição

    Um dos trunfos de Ricardo Nunes nesta reta final da disputa é a rejeição menor que tem do eleitor na comparação com o seu adversário. Segundo a pesquisa, 48,1% disseram que não votariam no candidato do PSOL de jeito nenhum, enquanto 37,3% afirmaram o mesmo em relação ao prefeito.

    Já sobre o candidato que poderiam escolher na urna, 38,2% disseram que com certeza votariam em Nunes e 23,2% responderam que poderiam votar. Já em relação a Boulos, os percentuais foram, respectivamente, de 33,7% e 16,7%.

    Continua após a publicidade

    Expectativa de vitória

    O Paraná Pesquisas também perguntou quem o eleitor acha que vai vencer a eleição paulistana: 62,4% apontaram Ricardo Nunes, enquanto 29,7% citaram Guilherme Boulos e 7,9% não souberam ou não responderam.

    Pesquisa

    O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 1.500 eleitores na cidade de São Paulo e foi registrado na Justiça Eleitoral sob o nº SP-05509/2024.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.