Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O ecletismo eleitoral de Armínio Fraga: dinheiro para o Novo e para o PSOL

Ex-presidente do Banco Central na gestão FHC, economista fez doações para as campanhas de pré-candidatos a vereador em Duque de Caxias e no Rio de Janeiro

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 set 2020, 13h28 - Publicado em 28 set 2020, 12h59

Doador de cerca de 1,8 milhão de reais a campanhas políticas desde 2006, o economista, investidor e ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga já colocou a mão no bolso para ajudar candidatos nas eleições municipais de 2020. Se antes os valores destinados por ele iam quase sempre para candidatos do PSDB, DEM, PV e do antigo PPS (hoje Cidadania), ele agora passou a diversificar o seu rol de escolhidos.

Os dois candidatos a quem o economista doou até agora neste ano são de extremos opostos: um é o candidato a vereador pelo PSOL em Duque de Caxias (RJ) Wesley Teixeira, que recebeu 30.000 reais de Armínio Fraga; o outro é Pedro Duarte, candidato a vereador no Rio de Janeiro pelo Novo, agraciado com 25.000 reais.

ASSINE VEJA

A ameaça das redes sociais
A ameaça das redes sociais Em VEJA desta semana: os riscos dos gigantes de tecnologia para a saúde mental e a democracia. E mais: Michelle Bolsonaro vai ao ataque ()
Clique e Assine

Wesley Teixeira se apresenta no Twitter como “jovem, negro, evangélico, educador popular, ativista e cria do Morro do Sapo”. No site Lurdinha, onde colabora, ele se identifica como coordenador do Pré-Vestibular Popular +Nos, organizador da Roda Cultural do Centenário e membro da Igreja Evangélica Projeto Além do Nosso Olhar.

Já Pedro Duarte é apresentado no site oficial do Novo como advogado formado pela PUC-Rio, pós-graduando em gestão pública pelo Insper e “filho de empreendedores e defensor dos ideais da liberdade”. O Novo, a propósito, já havia entrado no radar de doações de Fraga em 2018, quando dois candidatos da legenda receberam um total de 130.000 reais do economista.

Continua após a publicidade

Presidente do Banco Central entre março de 1999 e o fim de 2002, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Armínio Fraga tem um histórico polpudo de doações eleitorais, tanto em eleições nacionais quanto em municipais: 90.000 reais em 2006, 82.000 reais em 2008, 730.000 reais em 2010, 220.000 reais em 2012, 145.000 reais em 2014, 85.000 reais em 2016 e 420.000 reais em 2018.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.