Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O encontro de Arthur Lira com Xi Jinping na China

Presidente chinês recebeu comitiva liderada por presidente da Câmara e sinalizou interesse em maior 'sinergia' em projetos de infraestrutura no Brasil

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h27 - Publicado em 20 out 2023, 17h20

Em viagem pela Ásia, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) foi recebido nesta sexta-feira, 20, pelo presidente da China Xi Jinping, em Pequim. O encontro se deu na mesma semana em que ocorre o Fórum Cinturão e Rota — evento que celebra dez anos do programa de investimentos chineses em projetos de infraestrutura na América Latina, África e Europa, além do próprio continente asiático.

Na recepção, Xi Jinping e auxiliares demonstraram o interesse da China em aumentar a “sinergia” entre ambos os países com a possibilidade de aportes do programa em projetos de desenvolvimento no Brasil — atualmente, o país não faz parte da iniciativa.

“Xi Jinping interrompeu suas atividades no Fórum Cinturão e Rota, sobre a Nova Rota da Seda, para se reunir comigo e os deputados federais da comitiva”, publicou Lira.

Integram a comitiva brasileira ao continente os líderes partidários Zeca Dirceu (PT), André Figueiredo (PDT), Fábio Macedo (Podemos), Elmar Nascimento (União Brasil) e Luís Tibé (Avante), além do presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-China na Câmara, Daniel Almeida.

O grupo também se reuniu, nesta sexta-feira, com um dos principais nomes do Partido Comunista Chinês (PCC), Zhao Leji. O dirigente é presidente do Comitê Permanente da Assembleia Nacional Popular da China. A série de encontros faz parte de um movimento de aproximação entre as nações e inclui conversas junto a empresas brasileiras e chinesas, com foco em investimentos produtivos no Brasil. Na quinta-feira, 19, Lira esteve com o vice-presidente Han Zheng e visitou o Museu do PCC, o único partido do país.

Continua após a publicidade

Segundo interlocutores de Lira, o governo chinês tem avaliado de forma positiva a administração Luiz Inácio Lula da Silva. A gestão anterior, de Jair Bolsonaro, foi marcada por atritos com o gigante asiático — maior comprador de produtos brasileiros –, sobretudo em declarações do ex-mandatário sobre a Covid-19 e contra a “ideologia comunista”.

Índia

A visita de Lira à Ásia já dura onze dias e teve início na Índia, onde participou da 9ª Cúpula de Presidentes de Parlamento (P-20) do G20, bloco que reúne as 20 maiores economias mundiais. Na ocasião, o chefe da Câmara assumiu a presidência do P-20, que a partir de 2024 terá os encontros anuais sediados em Brasília.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.