Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O giro de Michelle e Damares para alavancar nomes da direita no 2º turno

Ex-primeira-dama e senadora vão para Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 out 2024, 11h51 - Publicado em 14 out 2024, 11h23

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) desembarcaram no Rio Grande do Sul para iniciar uma intensa agenda de campanha eleitoral para candidatos de direita no segundo turno das eleições. Junto da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), a comitiva vai percorrer do Sul ao Norte do país, passando pelo Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Em território gaúcho, o giro começa por Canoas, cidade vizinha de Porto Alegre e terceiro maior colégio eleitoral do estado. No município, um dos mais afetados pela enchente de maio, o atual prefeito Jairo Jorge (PSD) passou para o segundo turno atrás do candidato do PL, Airton Souza. Depois, o grupo segue para Porto Alegre, onde participam de um evento com o candidato à reeleição Sebastião Melo (MDB) e a vice da chapa Betina Worm (PL) no clube de sargentos do Exército. Na capital, o grupo será acompanhado pelos deputados federais Giovani Cherini, que preside o PL gaúcho, e Luciano Zucco, também do PL.

A adversária dos conservadores em Porto Alegre, Maria do Rosário (PT), tem um histórico pessoal de disputas com o ex-presidente Jair Bolsonaro, quando os dois dividiam o plenário da Câmara dos Deputados. Por três vezes, Bolsonaro disse que “não estupraria” a parlamentar “porque não merece”. A primeira foi em 2003, no Salão Verde na Câmara dos Deputados, a denúncia se repetiu no plenário quase uma década depois, em 2014, e no dia seguinte, em uma entrevista ao jornal Zero Hora. Bolsonaro chegou a ser condenado por apologia ao crime, mas o processo foi suspenso quando se tornou presidente e o caso foi arquivado no ano passado.

No fim da tarde, o grupo segue para Caxias do Sul. Segundo maior colégio eleitoral do estado, a cidade da Serra Gaúcha decide no próximo dia 27 entre Scalco (PL), que fez 38% dos votos no primeiro turno, e o atual prefeito Adiló (PSDB), que recebeu a adesão de 27,5% dos eleitores caxienses.

Todos os estados que serão visitados pela comitiva de mulheres conservadoras de Brasília têm candidatos do PL no segundo turno das capitais, à exceção de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, onde há uma disputa feminina entre Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União). Em Manaus, Capitão Alberto Neto (PL) enfrenta o candidato à reeleição David Almeida (Avante); Na capital do Pará, o Delegado Eder Mauro (PL) disputa a prefeitura de Belém contra Igor Normando (MDB); e, em, Cuiabá a disputa é entre o PL e o PT, com Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT).

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.