Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O impressionante avanço de movimento de renovação política em 2024

'O RenovaBR virou um programa para todos', diz Eduardo Mufarej, fundador da escola de lideranças, que ampliou capilaridade e teve recorde de eleitos

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 out 2024, 15h37 - Publicado em 24 out 2024, 11h28

Com sete anos de existência completados em 2024 e quatro eleições no currículo, a escola de liderança política RenovaBR encerrou o pleito deste ano com motivos para comemorar.

Ao todo, 362 lideranças do programa foram eleitas apenas no primeiro turno: 42 assumirão o cargo de prefeito, 24 de vice-prefeito e outras 296 de vereador. O placar mais do que dobrou em relação a 2020, quando foram eleitos 153 líderes para todos os cargos ao longo dos dois turnos.

Juntos, afirma a escola, os eleitos receberam mais de seis milhões de votos — num total de 24 partidos e distribuídos por 22 estados. O programa de formação tem parceria, ainda, com o Insper e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

“A gente conseguiu evoluir em diversidade regional, de gênero e de raça. O Renova virou de fato um programa para todos. No começo estava muito mais ancorado nas regiões Sudeste, Centro-Sul, e hoje tem presença e capilaridade regional em todas as unidades da federação”, diz o fundador do movimento, Eduardo Mufarej. “Um resultado importante, que superou as nossas expectativas, ao mesmo tempo em que mostrou que a renovação qualificada está viva”, completa o empresário.

E não é porque as eleições acabaram que o trabalho de formação também acabou: pelo contrário. A partir de agora, os eleitos entram em uma nova fase. “As lideranças vão continuar contando com o apoio da escola, com o esforço da educação continuada. Só com políticos qualificados teremos políticas públicas mais eficientes”, diz o diretor-executivo do RenovaBR, Rodrigo Cobra.

“Não é uma fiscalização do mandato, cuja obrigação é de seus eleitores. Mas há um desenvolvimento de skills e ferramentas para o cumprimento de um bom mandato. Planejamento estratégico de mandato, formação de equipe, definição de objetivos, clareza de pautas”, complementa Mufarej.

Continua após a publicidade

São Paulo

Uma das regiões com resultados mais expressivos de lideranças do RenovaBR foi o estado de São Paulo: em São Vicente, na Baixada Santista, Kayo Amado (Podemos) foi reeleito prefeito com 87,6% dos votos. Na região metropolitana, Eduardo Boigues (PP) foi reconduzido ao cargo com 91,7% da preferência dos eleitores de Itaquaquecetuba e, em Osasco Gerson Pessoa (Podemos) teve 75,28% dos votos e também foi reeleito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.