O lutador de jiu-jitsu que viralizou ao imobilizar ladrão de joias em SP
Vídeo que ganhou as redes sociais mostra golpe de arte marcial sendo aplicado para conter fuga de assaltante de joalheria em Caraguatatuba, litoral paulista

Um lutador de jiu-jitsu ganhou a web nos últimos dias depois que usou um golpe para deter um ladrão de joias em Caraguatatuba, município do litoral norte de São Paulo. O caso ocorreu no último sábado, 11, e a intervenção foi gravada em vídeo e replicada por inúmeros perfis nas redes sociais.
Em audiência de custódia, a Justiça converteu a prisão em flagrante de Igor Gabriel Campos Silva, de 27 anos, em prisão preventiva. Ele tentou roubar uma joalheria, mas foi contido pelo praticante de artes marciais, que transitava na rua, e depois, preso pela Guarda Civil.
As joias roubadas foram recuperadas e devolvidas à loja e o caso foi registrado como “roubo a joalheria” pela Polícia Civil na Delegacia de Caraguatatuba. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, os guardas civis ainda apreenderam um facão que estava na mochila do autor do crime, que também guardava dois aparelhos celulares. Imagens das câmeras de segurança mostram que Igor rendeu uma mulher para roubar a joalheria. Segundo a Polícia Civil, Igor confessou o crime e disse que o cometeu porque deve dinheiro de drogas a um terceiro.

Lucas de Pádua Villegas, de 39 anos, foi o autor dos golpes de artes marciais que imobilizaram o ladrão. O vídeo mostra que, ao perceber a fuga, ele se escondeu atrás de um caminhão, se colocou no caminho do fugitivo e imobilizou o criminoso. Villegas é praticante de jiu-jitsu e aplicou um “double leg” para derrubar o alvo — o golpe também é conhecido como “queda baiana”. Depois, ele aplicou uma chave de braço para imobilizar o ladrão. Nas redes sociais, o lutador disse que perdeu um óculos e um relógio durante a confusão.
Homem agarra la.drao e imobiliza com movimento de jiu jitsu.#news pic.twitter.com/fz25vcDWPn
— Carlos Salas (@CarlosS08594935) January 12, 2025
O fato inusitado ocorreu por volta das 14h, na rua Altino Arantes, no centro de Caraguatatuba, uma das ruas mais importantes para o comércio da cidade litorânea. Antes de ser levado à delegacia, o suspeito teve de receber atendimento médico e foi encaminhado à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), onde passou por consulta, foi examinado e medicado.