O motivo da ida de Lira e Pacheco ao Japão em comitiva de Lula
Ex-presidentes da Câmara e do Senado integram extensa comitiva do governo brasileiro à Ásia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na manhã desta segunda-feira, 24 (madrugada, no horário de Brasília), em Tóquio, no Japão, para uma bateria de encontros que busca atrair investimentos e ampliar as parcerias comerciais entre os dois países.
Além da extensa comitiva — ao menos onze ministros de Estado integram a viagem —, chamou atenção a presença de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente.
Segundo interlocutores do Planalto, o convite de Lula foi um gesto à dupla e uma sinalização de unidade e coesão do governo junto a forças importantes do Congresso. Também fazem parte da comitiva os atuais chefes das Casas, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
No caso dos caciques, a viagem servirá para estreitar as relações em um momento em que o Planalto tenta emplacar pautas relevantes no Congresso, entre elas o projeto de lei que prevê a isenção no imposto de renda para quem recebe até 5.000 reais por mês.
Já no caso dos ex-chefes das Casas, a empreitada pode ter ainda outros objetivos. Nas últimas semanas, Lula tem tentado, sem sucesso, convencer Pacheco a disputar o governo de Minas Gerais e abrir palanque para a centro-esquerda no estado. Além de segundo maior colégio eleitoral do país, Minas tem hoje ao menos dois candidatos bem cotados e de oposição a Lula para o governo estadual: o senador Cleitinho (Republicanos) e o vice-governador Mateus Simões (Novo).
Parceria
A viagem de Lula ao Japão, que inclui uma segunda parada no Vietnã, foi planejada para ampliar parcerias comerciais na Ásia. A equipe do presidente considera estratégico diversificar as correntes de negócios e sinalizar equilíbrio na guerra comercial entre China e Estados Unidos — os dois maiores parceiros comerciais do Brasil.
“O objetivo da visita é dar impulso a setores prioritários, além de novos setores na relação. A gente tem como base essa boa relação de vínculos humanos, econômicos, mas queremos avançar. Uma das nossas expectativas é a abertura do mercado japonês para produtos brasileiros, especialmente carne bovina e suína in natura”, destacou o embaixador Eduardo Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, ao anunciar a viagem.