Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O peso que o comício com Lula tem para a campanha de Kalil em MG

Ex-prefeito está em baixa nas pesquisas entre os mineiros, enquanto o ex-presidente lidera com folga no estado e é apoio valioso

Por Redação
Atualizado em 18 ago 2022, 13h29 - Publicado em 18 ago 2022, 13h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O comício do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcado para esta quinta-feira, 18, no centro de Belo Horizonte, tem uma importância singular ao ex-prefeito da capital mineira Alexandre Kalil (PSD), que disputa o governo estadual com apoio de Lula.

    O ato que unirá o petista e Kalil no mesmo palanque, a partir das 18h na Praça da Estação, vem no momento em que pesquisas apontam um crescimento da vantagem do governador de Minas, Romeu Zema (Novo), ante o ex-prefeito, que alimentam a possibilidade de vitória em primeiro turno. Também foram detectados um leve aumento na rejeição ao candidato pessedista entre os eleitores mineiros e uma melhora na avaliação positiva da gestão Zema.

    O levantamento Genial/Quaest divulgado no último dia 12 mostrou que Zema passou de 44% para 46% das intenções de voto, enquanto Kalil oscilou de 26% para 24%. Segundo o Ipec, o governador tem 40% contra 22% do ex-prefeito. No quesito rejeição, segundo a Quaest, o candidato do Novo foi de 28% para 26% e o do PSD, de 28% para 29%.

    Ao medirem como eleitorado avalia o governo Romeu Zema, o Ipec indica 41% de avaliação como “ótimo” ou “bom” e a Quaest mostra que avaliações positivas passaram de 46% para 48% no último mês.

    Os números indigestos a Alexandre Kalil contrastam com a liderança absoluta de Lula em Minas Gerais ante o presidente Jair Bolsonaro (PL). No estado, de acordo com a Quaest, o petista tem 42% contra 33% de Bolsonaro, diferença que é de 42% a 29% conforme o Ipec.

    Continua após a publicidade

    O levantamento da Quaest ainda mostra o peso de Lula como apoiador no estado: 36% dos eleitores responderam que votariam em Kalil com o apoio do ex-presidente e 27% classificaram como “muito importante” o apoio de Lula na definição do voto – Bolsonaro tem 24%.

    Com tamanha desvantagem na largada da campanha, colar sua imagem à de Lula a partir desta tarde será um passo decisivo e fundamental a Alexandre Kalil.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.