Operação da PF queima 134 mil pés de maconha em Pernambuco
Agentes incineraram o equivalente a 45 toneladas da droga nesta segunda-feira, 24

A Polícia Federal incinerou cerca de 134 mil pés de maconha em operação deflagrada nesta segunda-feira, 24, no interior de Pernambuco. Ao todo, a ação incinerou uma quantidade equivalente a 45 toneladas de Cannabis sativa nos municípios de Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Ibimirim e Serra Talhada.
Segundo nota divulgada pela PF, a Operação Carcará foi realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Defesa Social e teve atuação de agentes em terra e pelos rios do sertão pernambucano. A polícia afirma que as ações de destruição de plantações locais têm provocado uma alta da importação de maconha no estado, principalmente de origem do Paraguai, o que contribui para o aumento de apreensões da droga já pronta para consumo.
Embora o porte de maconha para consumo pessoal tenha sido descriminalizado pelo Supremo Tribunal Federal em 2024, a fabricação de drogas continua prevista como crime na Lei nº 11.343, de 2006, corriqueiramente chamada de Lei de Drogas. Segundo o artigo 33 da legislação, a prática de “importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas” pode ser punida com cinco a quinze anos de prisão.