Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Os agrados de Lula às Forças Armadas durante viagem pelo Nordeste

Em dois dias de compromissos, presidente anunciou obras bilionárias que beneficiam Exército e Aeronáutica

Por Bruno Caniato Atualizado em 8 Maio 2024, 16h44 - Publicado em 19 jan 2024, 18h20

Nos últimos dois dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a intensa agenda de compromissos no Nordeste para anunciar uma série de investimentos do governo federal que busca agradar, simultaneamente, seu eleitorado mais fiel e diversos setores das Forças Armadas.

Nesta sexta-feira, 19, Lula encerrou a turnê por três estados com o anúncio de um novo campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. A obra, anunciada ao lado dos principais aliados do presidente no Ceará — o governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação e ex-governador cearense, Camilo Santana, ambos do PT — contará com repasse de 115 milhões de reais em recursos federais e tem previsão de conclusão em 2027. O instituto é um dos orgulhos do Comando da Aeronáutica, a quem é subordinado.

Mais cedo, o petista esteve em Pernambuco para presenciar a cerimônia de troca do comandante militar do Nordeste, em Recife. Também na capital pernambucana, acompanhado do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, Lula anunciou a construção da nova Escola de Sargentos do Exército — o complexo militar deve formar mais de 2.000 alunos em dezesseis cursos de especialização. Na véspera, o presidente passou por Ipojuca, no litoral do estado, onde compareceu ao evento de retomada das obras bilionárias da refinaria Abreu e Lima, da Petrobras.

Centro tecnológico em Salvador

Antes de seguir para Pernambuco e depois ao Ceará, Lula visitou a Bahia na última quinta-feira, 18, para formalizar a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial em Salvador. O investimento de cerca de 1 bilhão e 300 milhões de reais foi anunciado com presença do vice-governador do estado, Geraldo Júnior (MDB), candidato apoiado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) à prefeitura da capital baiana.

Além de sinalizar uma política de apaziguamento entre Planalto e Forças Armadas — cujas relações foram desgastadas ao longo do governo de Jair Bolsonaro e mais estremecidas pela participação de militares nos atentados de 8 de janeiro –, a agenda de Lula cumpre o papel de fortalecer as candidaturas municipais de aliados do governo e abrir caminho para a possibilidade de reeleição do próprio presidente. Não por acaso, o petista viajou acompanhado de ministros de origem nordestina – a comitiva presidencial teve presença dos pernambucanos Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além do próprio José Múcio, e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, natural da Bahia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.