Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Os planos —e preocupações— de Lula na primeira reunião ministerial do ano

Segundo Rui Costa, encontro deve acontecer até o final de janeiro; Orçamento será uma das prioridades

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 jan 2025, 20h09 - Publicado em 8 jan 2025, 19h33

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve realizar até o final de janeiro a primeira reunião ministerial do ano para discutir as prioridades do governo para 2025. Na segunda-feira, 6, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que Lula pretende apresentar, no encontro, um balanço de sua atual gestão, além de tratar de medidas importantes que já foram aprovadas e daquelas que ainda estão pendentes.

“Vamos preparar juntos essa reunião, que deve acontecer agora na segunda quinzena [de janeiro]. O presidente quer fazer um balanço dos dois anos de governo, das medidas que foram votadas, do que faremos juntos. Para cada vez mais estarmos alinhados, atuando junto, o governo integrado”, disse Costa ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na ocasião, ambos haviam participado do que Haddad classificou de uma reunião de “rotina do governo”. O encontro foi apenas com os dois auxiliares e suas equipes.

Os ministros discutiram temas tidos como prioridade para o Planalto: a aprovação do Orçamento de 2025 — a votação, que geralmente acontece em dezembro, foi adiada para este ano –, e de medidas que regulamentam o pacote fiscal, sancionado por Lula também em dezembro. “Aprovamos medidas no final do ano que precisam ter consequência”, disse Haddad. “A Casa Civil coordena todo o governo. É importante que estejamos bem integrados pra fazer com que essas leis produzam resultados no menor espaço de tempo possível”. Segundo Rui Costa, o governo vai “botar a mão na massa” para fazer as portarias e decretos necessários.

Nesta quarta-feira, 8, Haddad admitiu que o governo errou em anunciar o pacote de corte de gastos em conjunto com a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5.000 reais. O anúncio casado gerou frustração entre analistas e agentes do mercado financeiro, que, apesar de o governo ter dito que a medida seria neutra em termos de gastos públicos, porque seria compensada com o aumento de impostos para a alta renda, não receberam bem a mistura de corte de gastos e renúncia na arrecadação.

Encontro

Lula teve a última reunião com ministros em 20 de dezembro, um dia depois de ter retornado a Brasília de São Paulo, onde realizou uma cirurgia para drenar um sangramento intracraniano. O encontro, que teve a presença de todos os 38 ministros e dos líderes do governo no Congresso, não foi exatamente uma “reunião ministerial”, e sim um almoço de confraternização no Palácio do Alvorada.

Na ocasião, não houve declaração à imprensa, mas Lula sinalizou a iminência de trocas na comunicação no governo — ele convidou o publicitário Sidônio Palmeira para o almoço. Na última terça, o Planalto confirmou a demissão de Paulo Pimenta da Secom e o ingresso de Sidônio na pasta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.