Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Osasco: deputado tem ampla vantagem sobre ex-prefeito apoiado por Lula

Levantamento sobre a disputa na cidade da Grande São Paulo foi divulgado nesta terça-feira pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Valmar Hupsel Filho 10 set 2024, 13h03

O deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos) lidera a disputa pela prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo, com 56,5% das intenções de voto, segundo levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira, 10. O também deputado estadual Emídio de Souza (PT) tem 14,9% e está tecnicamente empatado com o ex-vereador Elissandro Lindoso (Novo), conhecido como Dr. Lindoso, que tem 13,5%, e  Gloria Brito (PCO), com 1,5%.

A pesquisa é mais um indicador da dificuldade que o PT terá para retomar a hegemonia que já ostentou na Grande São Paulo em meados dos anos 2000, o que é uma das prioridades do partido e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No período do auge petista na região, Emídio de Souza foi prefeito de Osasco, a sétima maior cidade do estado (756 mil habitantes), entre 2005 e 2012.

Padrinhos

Gerson Pessoa é apoiado pelo atual prefeito Rogério Lins (Podemos), que está no segundo mandato consecutivo e não pode disputar mais a reeleição. Um dos trunfos da aliança é a boa popularidade do atual gestor de Osasco — segundo o Paraná Pesquisas, 82,8% dos entrevistados aprovam a gestão atual,  enquanto 14,6% a desaprovam e 2,5% não opinaram.

Já Emídio de Souza, que é amigo pessoal de Lula, terá alguma dificuldade para se valer do apoio do seu principal cabo eleitoral, já que o trabalho do presidente da República divide a avaliação do morador de Osasco: a sua administração é aprovada por 45,8% dos entrevistados e desaprovada por 51,4%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não são apresentados no momento da entrevista, Gerson Pessoa aparece novamente em primeiro com 30,1% das intenções de voto. Emídio de Souza tem 5,9%, seguido por Lindoso, com 3,4%, ambos empatados na margem de erro.

Continua após a publicidade

Nesse cenário, 48,6% dos entrevistados não souberam dizer em quem votariam em outubro. Outros 6,3% disseram que não votariam em ninguém ou anulariam o voto. O atual prefeito Rogério Lins foi citado por 4,9% dos entrevistados.

Pesquisa

Entre os entrevistados, 8,5% disseram que pretendem votar em branco ou nulo, e 5,1% não souberam responder. O Paraná Pesquisas entrevistou 710 eleitores de Osasco entre os dias 6 e 9 de setembro. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número: SP-05648/2024.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.