Prefeito de Jundiaí tem 77% de aprovação, aponta Paraná Pesquisas
Prestes a concluir segundo mandato, Luiz Fernando Machado (PL) será secretário do Verde e do Meio Ambiente na gestão de Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PL), caminha para encerrar o segundo mandato à frente da cidade com 77% de aprovação entre o eleitorado, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira, 18, pelo instituto Paraná Pesquisas.
Ao final de oito anos, a gestão de Machado é avaliada como “ótima” por 22,4% da população e como “boa” por 44%. Outros 20,9% dos entrevistados consideram a gestão “regular” e apenas 11,5% a classificam como “ruim” ou “péssima”.
Quando questionados se aprovam ou não a administração, 77,0% afirmaram que aprovam, contra 19,8% que dizem que desaprovam e 3,3% que não souberam ou não quiseram opinar.
No recorte por idade, Machado desponta com 81% de aprovação entre a população de 16 a 24 anos e 79,7% no segmento entre 25 e 34 anos. Nas demais faixas etárias, a popularidade do prefeito oscila entre 75% e 76%.
Considerando o nível de escolaridade dos eleitores, o maior apoio ao prefeito vem dos eleitores que concluíram o ensino superior, com 78,1% de aprovação. Já entre a população menos escolarizada de Jundiaí, que estudou apenas até o ensino fundamental, a avaliação positiva da gestão chega a 75,5%.
Trajetória política
Eleito pela primeira vez em 2016, Machado conquistou a reeleição na votação seguinte, em 2020, com quase 70% dos votos válidos. Por estar no segundo mandato consecutivo, não disputou o pleito de 2024.
Machado foi filiado ao PSDB entre 2005 e 2023, quando migrou para o PL. A partir de 2025, Machado irá assumir a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente na gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo.
Tarcísio em alta, Lula em baixa
A pesquisa questionou, ainda, o que pensa a população de Jundiaí sobre as atuais gestões do governo paulista e do Planalto.
De acordo com o levantamento, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), totaliza 67,9% de aprovação e 27,7% de rejeição no município.
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra percalços para firmar sua popularidade em Jundiaí: apenas 37,7% dos entrevistados afirmaram apoiar a administração do governo federal, contra 59,7% que expressaram insatisfação com a atual gestão em Brasília.
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 764 eleitores em Jundiaí entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,6 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos.