Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Paraná Pesquisas: Rodrigo Manga cresce e segue na liderança em Sorocaba

Segundo sondagem, atual prefeito tem 74,4% das intenções de voto

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 out 2024, 07h00

O atual prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), ampliou sua vantagem em relação aos demais candidatos e caminha para uma franca vitória em primeiro turno. É o que mostra sondagem do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira, 2.

De acordo com a pesquisa, Manga tem 74,4% das intenções de voto (eram 72,1% na última rodada, do final de agosto), contra 7,1% do sindicalista Paulinho do Transporte, do PT (ele tinha 6,1%). Na sequência, aparecem o ex-deputado estadual Danilo Balas (PL), com 6,9% (mesmo patamar da rodada anterior), e o barbeiro Calebe Henrique (PCO), com 0,6% (ele tinha 0,7%).

O mesmo relatório também mediu a rejeição dos candidatos do município do interior paulista. Perguntados em quem não votariam “de jeito nenhum”, 36,4% dos entrevistados responderam Paulinho do Transporte, 24,6% disseram Danilo Balas e 19,6% citaram Calebe Henrique. O atual prefeito Rodrigo Manga é o postulante que aparece com a menor rejeição, sendo citado por apenas 12,4% dos entrevistados.

O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 700 eleitores em Sorocaba entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,8 pontos percentuais.

Sem apoio de Bolsonaro

Apesar do alinhamento a Jair Bolsonaro desde a primeira campanha à prefeitura de Sorocaba, em 2020, neste ano têm sido escassas as aparições do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) ao lado do ex-presidente. Um dos motivos é o fato de o PL ter um candidato “oficial” na cidade — o ex-deputado Danilo Balas. Outro fator que pode explicar a ausência se deve à agenda lotada de Bolsonaro, que tem feito as vezes de cabo eleitoral e percorrido todo o país alavancando candidaturas de prefeitos e de vereadores. Com a disputa encaminhada e praticamente “liquidada” neste primeiro turno, não é improvável que Bolsonaro tenha optado por se debruçar sobre disputas mais espinhosas — como é o caso de Goiânia e Rio de Janeiro, por exemplo.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.