Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pato Branco tem disputa acirrada entre aliados de Bolsonaro e Ratinho Jr

Géri Dutra (PL) tem 45% das intenções de voto contra 35,3% do prefeito Robson Cantu (PSD), diz Paraná Pesquisas

Por Da Redação 21 ago 2024, 09h47

Às vésperas das eleições municipais de 2024, a cidade paranaense de Pato Branco tem uma corrida acirrada à prefeitura entre nomes alinhados à direita e à centro-direita. O ex-secretário de Ciência e Tecnologia do município, Géri Dutra (PL), tem 45% das intenções de voto, contra 35,3% do atual prefeito Robson Cantu (PSD), indica um levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira, 21.

No limite da margem de erro de quatro pontos percentuais do levantamento, a diferença entre os dois candidatos é de 1,7 ponto. Não há possibilidade de segundo turno de votação em Pato Branco, uma vez que o município possui menos de 200 mil eleitores registrados.

Em terceiro lugar na pesquisa aparece o professor e sindicalista Volmir Sabbi (PT), com 6,7% do apoio do eleitorado. Tanto o petista quanto o rival aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) são professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que tem um campus sediado em Pato Branco.

Avaliações de governo refletem polarização no município

No mesmo levantamento, o Paraná Pesquisas questionou os eleitores de Pato Branco sobre sua percepção das gestões municipal, estadual e federal. Os números indicam que, apesar da relativa popularidade do prefeito e do governo do Paraná, a polarização entre o petismo e o bolsonarismo pode ser o principal fator decisivo na disputa eleitoral.

Continua após a publicidade

A administração do prefeito Robson Cantu durante seu primeiro mandato é aprovada por 51,6% do eleitorado e reprovada por 44,4%. Já o governo estadual de Ratinho Júnior (PSD) tem claro apoio da maioria dos patobranquenses, com 75% de avaliações positivas e 21,4% de negativas no município.

Por sua vez, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofre com a rejeição pela maioria dos eleitores locais. Segundo a pesquisa, a atuação do petista em seu terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto tem 58,1% de reprovação contra 37,5% de aceitação pelos participantes do estudo.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 640 eleitores em Pato Branco entre os dias 17 e 20 de agosto de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.