Peça-chave na eleição estadual, Lula é aprovado por 52,5% em Pernambuco
Levantamento foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem aprovação da maioria da população de Pernambuco, segundo levantamento feito entre os dias 8 e 12 de março pelo instituto Paraná Pesquisas, o que aumenta a sua importância na disputa ao governo do estado em 2026.
Segundo o levantamento, o terceiro mandato de Lula é aprovado por 52,5% dos pernambucanos e reprovado por 43,7% — outros 3,8% não souberam dizer ou não quiseram opinar.
Quando questionados sobre como avaliam o governo Lula, 36,7% o classificam como ótimo ou bom, enquanto 34,6% dizem que ele é ruim ou péssimo e 27,4% que a gestão é regular – outros 1,3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.
Pernambucano – ele nasceu em Garanhuns –, Lula terá o apoio disputado na eleição ao governo estadual em 2026. Com a filiação ao PSD na última segunda-feira, 10, a governadora Raquel Lyra, que sempre esteve próxima do petista, agora é de um dos partidos da base do governo federal.

Seu adversário deverá ser o prefeito de Recife, João Campos (PSB), a quem Lula apoiou na reeleição em 2024 e, até então, considerado o candidato do presidente ao comando do estado. A estratégia de Raquel Lyra será ao menos fazer com que Lula não suba no palanque do adversário.
Corrida ao governo
Se as eleições para o governo de Pernambuco ocorressem hoje, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), venceria a disputa já no primeiro turno. É o que indica levantamento divulgado na sexta-feira, 14, pelo mesmo Paraná Pesquisas.

Segundo a sondagem eleitoral, João Campos lidera isolado a corrida ao governo estadual com 60,9% das intenções de voto, acumulando larga vantagem contra a atual governadora, Raquel Lyra (PSD), que tem 22,2% do eleitorado.
Em terceiro lugar, aparece o ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro, Gilson Machado (PL), com 6,5%. Votos brancos e nulos representam 5,6% do total, e outros 4,8% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder à pesquisa.
Pesquisa
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.652 eleitores em 64 municípios pernambucanos entre os dias 8 e 12 de março de 2025 — as entrevistas foram feitas parcialmente com Raquel Lyra no PSD, já que a sua filiação ocorreu no dia 10 de março. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,5 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos.