Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Pesquisa: aprovação de Ratinho Jr. bate recorde e chega a quase 80%

Governador do Paraná é apontado como um potencial candidato ao Palácio do Planalto em 2026

Por Da Redação Atualizado em 9 Maio 2024, 11h19 - Publicado em 15 mar 2024, 12h38

A aprovação do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), entre o eleitorado atingiu 79,7% no mês de março, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Radar Inteligência nesta sexta-feira, 15. O número representa um recorde de avaliação positiva do chefe do Executivo estadual desde dezembro de 2022, quando teve início o acompanhamento pelo instituto — antes disso, o maior apoio havia sido registrado em junho de 2023, quando chegou a 75,6%.

O mesmo levantamento indica que a avaliação negativa do governador caiu ao menor nível já observado. Entre os entrevistados, apenas 14,4% disseram desaprovar a atuação de Ratinho Júnior, patamar mais baixo desde os 19,9% registrados em junho do ano passado.

Quando questionados sobre como avaliam o governo, 60,3% afirmaram que a administração é “boa” ou “ótima”, ao passo que 8% responderam que o governo é “ruim” ou “péssimo”.

Considerando os diferentes grupos demográficos entrevistados, a aprovação do governador é maior entre o eleitorado mais velho — nas faixas etárias de 45 a 59 anos e acima de 59 anos, Ratinho Júnior tem avaliação “ótima” ou “boa” por 66,1% e 64,8%, respectivamente. A avaliação positiva é menor entre eleitores mais jovens, com 47,6% de “ótimo ” e “bom” dos entrevistados com idades entre 16 e 24 anos.

Presidenciável

Embora ainda faltem mais de dois anos para a eleição nacional, o governador do Paraná e apontado como um dos potenciais candidatos só Palácio do Planalto em 2026. Como está no seu segundo mandato, Ratinho Júnior não pode mais tentar permanecer à frente da gestão estadual. Outra opção para ele seria concorrer ao Senado.

Continua após a publicidade

Além de Ratinho Júnior, outros três governadores são apontados como potenciais herdeiros do eleitorado do centro à direita, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível por decisão da Justiça Eleitoral.

Dois deles também estão no segundo mandato: Romeu Zema (Minas Gerais) e Ronaldo Caiado (Goiás). Já Tarcísio de Freitas (São Paulo) ainda pode tentar renovar o seu mandato à frente do governo estadual.

Pesquisa

O Instituto Radar Inteligência entrevistou presencialmente 1.350 eleitores em 49 municípios paranaenses em março de 2024, sendo 635 pessoas do sexo masculino e 715 do feminino, com idade desde 16 anos até mais de 59 anos. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95,5% e a margem de erro é estimada em 2,7 pontos percentuais.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.