Pesquisa: bolsonarista e tucano lideram disputa à prefeitura de Santos
Levantamento foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas
A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) lidera a disputa pela prefeitura de Santos no principal cenário sondado pelo instituto Paraná Pesquisas. O levantamento, feito entre os dias 18 e 20 de julho, foi divulgado nesta segunda-feira, 22.
Segundo a pesquisa, Rosana tem 40,6% das intenções de voto contra 26,5% do atual prefeito Rogério Santos (Republicanos) e 15,8% da ex-prefeita Telma de Souza (PT) – a margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na sequência aparecem a vereadora Débora Camilo (PSOL), com 3,5%, e o influenciador digital Nando Pinheiro (Avante), com 1,0%. Entre os entrevistados, 7,5% disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 5,2% não souberam ou não responderam.
Segundo cenário
Em um outro cenário simulado pelo Paraná Pesquisas, Rosana Valle aparece empatada na margem de erro com o ex-prefeito e deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) – – a deputada tem 36,6% contra 36,9% do tucano. Nesse caso, o prefeito Rogério Santos, que é aliado de Barbosa, não disputaria a reeleição.
Na sequência, aparecem Telma de Souza, com 11,4%; Débora Camilo, com 2,7%, e Nando Pinheiro, com 1,3%. Outros 6,8% dizem que votariam em nenhum, nulo ou branco, enquanto 4,4% não souberam ou não responderam.
Campanhas
No último dia 14 de julho, o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foram a Santos apoiar a candidatura de Rosana Valle á prefeitura. A candidata é próxima de Michelle porque ambas militam no PL Mulher: a deputada preside a seção paulista, enquanto a ex-primeira-dama é presidente da seção nacional.
Já o seu principal rival, Paulo Alexandre Barbosa, ainda não decidiu se será candidato. Prefeito de Santos por dois mandatos, entre 2013 e 2020, ele fez de Rogério Santos, seu ex-secretário, o seu sucessor no Paço Municipal. Ambos são aliados, e a candidatura de um pode implicar a saída do páreo do outro. Barbosa tem dito que vai decidir sobre a candidatura até o fim do prazo para as convenções, no dia 20 de agosto.
Pesquisa
O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 710 eleitores na cidade de Santos.