A Polícia Federal iniciou nesta quinta-feira, 11, uma operação para retirada de invasores da Terra Indígena Karipuna, em Rondônia. O objetivo é a identificação de grileiros e responsáveis por extração ilegal de madeira no território.
A ação mira 20 madeireiras e serrarias que funcionam na região e comercializam a madeira ilegal extraída da terra indígena. Segundo a PF, há um esquema fraudulento que esquenta a origem dos produtos florestais por meio de emissões e transferências simuladas de créditos virtuais no sistema do Ibama. Para isso, os madeireiros utilizam laranjas e planos de manejo falsos em Rondônia em outros estados.
Ao todo 80 policias federais, 10 servidores do Ibama e um da Funai participam da operação, que também fará a desmobilização da estrutura dos criminosos, incluindo apreensão de maquinários e derrubada de pontes para o acesso de invasores à terra Karipuna. “Os objetos ilegais (maquinários, ferramentas, instrumentos e estruturas) encontrados serão inutilizados e os responsáveis serão imediatamente conduzidos à sede da Polícia Federal para a adoção dos procedimentos cabíveis”, diz a corporação.
A PF também atua para retirar garimpeiros ilegais da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Em entrevista a VEJA, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmou que, ao longo do ano, haverá operações contra invasões em pelo menos outras sete terras indígenas.