Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

PL deixa com Bolsonaro decisão sobre o filho Carlos tentar o Senado por SC

A depender da cúpula do partido, o vereador carioca será um dos nomes da sigla na urna pelo estado do Sul, apesar de pressões contrárias

Por Heitor Mazzoco Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 24 jun 2025, 16h19

O vereador carioca Carlos Bolsonaro depende apenas da decisão do pai, Jair, para ser um dos nomes do PL na disputa por uma vaga ao Senado em Santa Catarina nas eleições do ano que vem. A cúpula nacional da legenda vê a eleição do filho Zero Dois do ex-presidente como garantida caso se concretize a possibilidade. O otimismo entre os líderes partidários com nome de Carlos fez com que a legenda colocasse como meta abocanhar as duas vagas ao Legislativo que estarão em disputa em 2026 para fortalecer a bancada bolsonarista no Senado. “Se Bolsonaro decidir, a candidatura dele é certa. O PL vai apoiar”, disse uma fonte ligada ao partido.

O ex-presidente Jair Bolsonaro não esconde que tem como prioridade ampliar o número de cadeiras entre seus aliados. A meta, no melhor cenário, é chegar a 59 ou 60 das 81 cadeiras disponíveis na Casa após a eleição, que vai renovar 54 vagas.

Em diversas oportunidades, Bolsonaro afirmou que precisa de, pelo menos, metade da Câmara dos Deputados e metade do Senado “para mudar o Brasil”. O principal trunfo com eleição de aliados é pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF), principalmente o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação em que o capitão da reserva figura como réu por suposta participação em tentativa de golpe. Outro projeto de interesse seria impor tempo de mandato aos ministros da Corte — hoje, a aposentadoria é compulsória aos 75 anos.

Nos últimos dias, a possível transferência eleitoral de Carlos Bolsonaro recebeu críticas de aliados bolsonaristas em Santa Catarina. Mesmo assim, o PL insistirá na ideia de lançar o vereador carioca na empreitada pelo Senado, “apesar das pressões”. Ainda figuram como possíveis candidatas ao Senado pelo PL as deputadas federais Julia Zanatta e Caroline de Toni.

O Zero Dois está no sexto mandato como vereador na capital fluminense. Ele já passou por PP, PTB, PFL, PSC e Republicanos antes de entrar para o PL. Nas eleições de 2018, cuidou da parte de marketing da campanha de Jair Bolsonaro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.