Polícias desmantelam fábrica clandestina de fuzil no interior de São Paulo
Em uma das fotos divulgadas, há ao menos oitenta armas que estavam prontos para comercialização
Agentes da Polícia Federal e Polícia Militar paulista descobriram uma fábrica clandestina para produção de fuzis fornecidos ao crime organizado no interior de São Paulo, relatou a PF nesta quinta-feira, 21.
De acordo com as informações policiais, a investigação começou há dez dias depois de uma denúncia anônima. A produção criminosa ocorria em uma fábrica de Santa Barbara d’Oeste (a 140 km de São Paulo). “Durante as diligências, os policiais notaram uma movimentação atípica na fábrica que, supostamente, funcionava como unidade de produção de peças aeronáuticas”, sustenta a PF.
Para fabricação do armamento clandestino, os criminosos usavam equipamentos industriais de alta pressão. “Por conta disso, passaram a acompanhar os investigados que, na noite de ontem, se deslocaram da fábrica até um imóvel residencial na cidade de Americana, onde foram vistos descarregando caixas”, informou a polícia. Santa Barbara e Americana são municípios próximos.
Ao entrarem no local, agentes públicos perceberam que as caixas transportadas por dois homens continham peças de fuzis. No imóvel ainda foram encontradas armamentos prontos, munições e outras peças de armas de fogo. Em uma das fotos divulgadas pela PF, há ao menos oitenta fuzis que estavam prontos para comercialização.
“Os homens foram autuados em flagrante pela posse e comércio ilegal de arma de fogo. Os presos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Campinas, unidade responsável pela investigação, onde ainda ocorrem procedimentos de polícia judiciária, e permanecerão à disposição da Justiça”, informou a Polícia Federal, por meio de nota.
De acordo com a legislação brasileira, posse irregular de arma de fogo de uso permitido tem pena de detenção de um a três anos e pagamento de multa. Caso o armamento seja de uso restrito, a pena aumenta para reclusão, de três a seis anos, e multa. Ainda segundo a legislação, o comércio ilegal de arma de fogo tem pena de seis a doze anos de reclusão.