Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Ponta Grossa: prefeita e deputada empatam na 4ª maior cidade do Paraná

Levantamento na quarta maior cidade paranaense foi publicado pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação 21 out 2024, 10h33

A menos de uma semana do segundo turno das eleições municipais, o cenário em Ponta Grossa, no Paraná, é de impasse entre duas candidatas alinhadas à direita. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira, 21, pelo instituto Paraná Pesquisas.

Numericamente, a atual prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil), aparece à frente com 46,2% das intenções de voto, seguida pela deputada estadual Mabel Canto (PSDB), com 44,6%. Dentro da margem de erro de 3,6 pontos percentuais (pp), a situação é de empate técnico na quarta maior cidade do Paraná.

Votos brancos e nulos representam 5,5% do eleitorado, e outros 3,7% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder à pesquisa.

Disputa acirrada sem aliado de Ratinho

No primeiro turno das eleições em Ponta Grossa, Mabel Canto conquistou 27,87% dos votos válidos contra 27,51% de Elizabeth Schmidt. Em termos absolutos, a vantagem da deputada sobre a atual prefeita foi de menos de 700 votos, dentro de um universo de quase 260 mil eleitores registrados no município.

A corrida pelo comando do Executivo ponta-grossense é marcada pela rejeição do eleitorado a alguns dos principais cabos eleitorais das eleições de 2024. Apesar do alinhamento declarado ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), Elizabeth Schmidt ficou de fora das negociações da “dobradinha” entre PL e PSD e a dupla optou por lançar a candidatura de Marcelo Rangel (PSD) — o deputado estadual, contudo, terminou em terceiro lugar no primeiro turno, com 21,07% dos votos válidos.

Continua após a publicidade

Por outro lado, na busca pela reeleição, a prefeita conta a seu favor os apoios do senador Sergio Moro (União Brasil) e do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo), dupla que, enquanto juiz da Justiça Federal e procurador do Ministério Público Federal (MPF), encabeçou os julgamentos da Operação Lava-Jato a partir dos tribunais em Curitiba.

Tampouco decolou a candidatura da esquerda em Ponta Grossa, que se uniu sob o nome do deputado federal Aliel Machado (PV), endossado pelo colega parlamentar Zeca Dirceu (PT). O candidato acabou em quarto lugar na primeira rodada de votação, somando 19,51% dos votos.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 760 eleitores em Ponta Grossa entre os dias 17 e 20 de outubro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,6 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos. O número de registro da pesquisa junto à Justiça Eleitoral é PR-06801/2024.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.