Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Porto Alegre: Sebastião Melo tem larga vantagem sobre Maria do Rosário

Pesquisa Real Time Big Data mostra atual prefeito na frente da disputa

Por Da Redação Atualizado em 9 Maio 2024, 12h47 - Publicado em 1 abr 2024, 16h53

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), candidato à reeleição, está na frente na disputa municipal deste ano, com 40% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada pelo instituto Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira, 1º. Ele tem uma boa vantagem sobre sua principal adversária, a deputada federal Maria do Rosário (PT), que tem 22%. O instituto entrevistou mil pessoas nos dias 29 e 30 de março. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A ex-deputada Luciana Genro (PSOL) aparece em terceiro lugar, com 7%, seguida pela deputada federal Any Ortiz (Cidadania), com 5%, pela ex-deputada Juliana Brizola (PDT), com 5%, pela vereadora Comandante Nádia (PP), com 4%, e pelo deputado estadual Thiago Duarte (União), com 2%. Os votos brancos e nulos são 7%. Outros 8% não sabem ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, quando a lista de candidatos não é previamente apresentada aos entrevistados, Sebastião Melo tem 20% das intenções de voto. Maria do Rosário foi citada por 3% e Manuela D’Ávila (PCdoB), por 2%. O ex-prefeito José Fortunati (União) aparece com 1%. Outros 57% não escolheram candidato ou não responderam e 14% declararam voto nulo ou branco.

Segundo turno

O atual prefeito lidera em todos os cenários. De acordo com a Real Time Big Data, ele derrotaria Maria do Rosário no segundo turno com 53% dos votos e Luciana Genro com 55%. Elas têm 33% e 29%, respectivamente.

Prioridade do PT

Porto Alegre é até agora uma das poucas capitais do país onde o PT tem candidato próprio — conquistar o comando da capital gaúcha é uma das prioridades do partido na eleição deste ano. Em 2020, uma candidata de esquerda, Manuela D´Ávila (PCdoB), apoiada pelo PT, liderou praticamente todas as pesquisas eleitorais ao longo da campanha, mas acabou derrotada por Sebastião Melo no segundo turno (54,6% a 45,4%).

Continua após a publicidade

Avaliação

Segundo o levantamento, a gestão de Sebastião Melo é aprovada por 58% da população de Porto Alegre. O índice de desaprovação é de 37%. Já o governador Eduardo Leite (PSDB) tem aprovação de 61% e desaprovação de 33%.

A pesquisa também mostrou como o município avalia o presidente Lula. O petista é aprovado por 46% e reprovado por 46%.

 

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.