Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Prefeito de Vitória lidera isolado e caminha à reeleição em 1º turno

Pesquisa foi publicada nesta terça-feira pelo instituto Paraná

Por Da Redação 17 set 2024, 09h55

Na reta final para as eleições municipais, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), lidera com folga a corrida eleitoral com 51,6% das intenções de voto. É o que indica um levantamento publicado nesta terça-feira, 17, pelo instituto Paraná Pesquisas.

De acordo com a pesquisa, o atual mandatário tem larga vantagem sobre o principal rival, o ex-prefeito João Coser (PT), que soma 15,6% do eleitorado. Um dos fundadores do partido no Espírito Santo, o deputado estadual governou a capital capixaba por dois mandatos entre 2005 e 2012 e enfrentou Pazolini no segundo turno em 2020, mas foi derrotado pelo atual mandatário por 58,5% a 41,5% dos votos.

Na sequência, aparece outro ex-prefeito da capital, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que pontua 9,3% na pesquisa. Dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais (pp) do levantamento, o cenário é de empate técnico entre os dois ex-mandatários na segunda posição — no limite, o tucano empata também com os deputados estaduais Camila Valadão (PSOL), que tem 6,8% dos votos, e Lucínio Assumção (PL), com 4,4%.

Por último, surge o nome do empresário Eduardo Ramlow (Avante), com 1% do eleitorado. Votos brancos e nulos totalizam 6%, e outros 5,4% dos eleitores entrevistados não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.

Prefeito tem ampla aprovação

De acordo com o levantamento, o prefeito Lorenzo Pazolini desfruta de uma ampla margem de popularidade na sua primeira gestão à frente do Executivo de Vitória, somando 74,9% de aprovação e 21,5% de rejeição do eleitorado em Vitória.

Continua após a publicidade

Ex-delegado da Polícia Civil, Pazolini estreou na carreira política como deputado estadual em 2018 e ganhou notoriedade quando, durante a pandemia da Covid-19, foi um dos cinco parlamentares do estado que invadiram um hospital na capital capixaba a mando do ex-presidente Jair Bolsonaro para filmar a lotação dos leitos de UTI.

A despeito do episódio, que lhe rendeu boa parte do voto bolsonarista em Vitória, o prefeito evita colar sua imagem à do ex-presidente e não conta com o PL na sua coligação para a reeleição. O principal candidato do bolsonarismo na capital é Assumção, capitão da reserva da Polícia Militar e deputado estadual, que desde 2022 está na mira do Supremo Tribunal Federal (STF) e chegou a ser preso por suspeita de envolvimento em atos antidemocráticos.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores em Vitória entre os dias 13 e 16 de setembro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,5 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos, nos resultados gerais. O número de registro da pesquisa junto à Justiça Eleitoral é ES-05456/2024.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.