Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Primeira agenda de Lula no segundo turno deverá ser em Fortaleza

Presidente é esperado para desfilar em carro aberto com Evandro Leitão; anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 8 out 2024, 10h54 - Publicado em 7 out 2024, 19h50

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá participar, no próximo sábado, 12, em Fortaleza, de um ato de campanha de Evandro Leitão (PT), que concorre à prefeitura do município. Será a primeira agenda de Lula em apoio a um candidato neste segundo turno. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e confirmada por Leitão, durante discurso a apoiadores após o resultado da votação deste domingo.

Lula deverá desembarcar na capital cearense na próxima sexta-feira, 11, para cumprir agendas institucionais. Vai participar de cerimônias de entregas de casas do programa Minha Casa Minha Vida e ônibus escolares viabilizados pelo MEC. O presidente deverá estender a estadia na cidade e, no sábado, é esperado pela campanha petista para desfilar em carro aberto ao lado de Leitão.

O reforço do presidente à campanha petista era esperado no primeiro turno, mas não aconteceu. Lula só participou da convenção que confirmou o nome de Leitão como candidato, no início de agosto. A participação vai ocorrer após o resultado das urnas, que colocou Leitão no segundo turno contra o deputado federal André Fernandes (PL).

Fortaleza é considerada prioridade para o PT. É a capital mais populosa do Nordeste, região considerada reduto do partido. Neste segundo turno, é uma das duas capitais a refletir a polarização política nacional e ter uma disputa direta entre um candidato apoiado por Lula e outro por Jair Bolsonaro — a outra é Cuiabá, onde o petista Lúdio Cabral enfrenta Abílio Brunini (PL). O ex-presidente também é esperado pela campanha de André Fernandes, mas ainda não há nada confirmado.

No resultado eleitoral de domingo, André Fernandes ficou em primeiro lugar, com 562.305 votos, o equivalente a 40,20%. Já Evandro Leitão teve 480.174 votos (34,33%). Eles desbancaram dois fortes concorrentes na disputa: o atual prefeito José Sarto (PDT), o primeiro da história da cidade a não seguir para o segundo turno, e Capitão Wagner (União Brasil).

A articulação agora é pela busca de apoio dos demais concorrentes da disputa e de outras lideranças do município. O apoio de Sarto, que teve 11,75% dos votos, é esperado pela campanha de Leitão, mas o prefeito nem sequer se manifestou sobre o resultado eleitoral. Capitão Wagner, votado por 11,4% dos eleitores neste domingo, também não fez pronunciamento, e seu apoio é esperado pelos dois concorrentes. O senador Eduardo Girão (Novo), que teve 1,06% dos votos, já anunciou apoio a Fernandes. Técio Nunes, do PSOL (0,64% dos votos), e George Lima, do Solidariedade (0,49%), declararam apoio a Leitão.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.