Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Primeira-dama do DF deixa Israel após presenciar ataque do Irã

Secretários distritais ainda estão em Tel Aviv e se refugiaram em bunker durante bombardeios iranianos

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 jun 2025, 11h25

A primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, interrompeu uma visita a Israel e retornou ao Brasil após o início dos ataques do Irã ao país governado por Benjamin Netanyahu. Ela cumpria uma agenda oficial quando decidiu voltar na sexta-feira, 13 — quatro secretários de governo que integravam a comitiva ainda estão em Tel Aviv.

Um vídeo publicado por Mayara nas redes sociais (posteriormente arquivado) mostra o momento em que Mayara e outras autoridades do DF presenciam os primeiros bombardeios disparados pelo Irã, na sexta-feira. Na gravação, é possível ver o rastro de um míssil no céu enquanto uma sirene de evacuação começa a tocar — a delegação corre para se abrigar em um bunker durante o ataque. “Eu quero ir embora”, diz a primeira-dama após chegar ao abrigo.

O episódio ocorreu na sexta-feira, 13, enquanto a comitiva brasileira visitava um kibutz, modelo de comunidade rural israelense, para discussões tecnológicas e comerciais no campo da cooperação agropecuária.

Além de Mayara, esposa do governador Ibaneis Rocha (MDB), viajaram a Tel Aviv os secretários distritais Marco Antônio Costa (Ciência e Tecnologia), Rafael Bueno (Agricultura) e Ana Paula Soares Marra (Desenvolvimento Social). O secretário-executivo do Consórcio Brasil-Israel, José Eduardo Pereira Filho, também integra a delegação brasileira. O grupo incluía, ainda, os prefeitos de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).

Continua após a publicidade

Ainda na sexta-feira, 13, a primeira-dama do Distrito Federal esclareceu que já estava no Brasil. Em vídeo publicado no seu perfil oficial no Instagram, Mayara relata que o sistema de defesa antiaérea israelense interceptou, no ar, o míssil disparado pelo Irã que aparece nas imagens.

View this post on Instagram

A post shared by Mayara Noronha Rocha (@mayara.noronharocha)

Após a escalada do conflito, o governo do Distrito Federal pediu apoio da União para resgatar as autoridades brasileiras que viajaram a Israel. Em nota publicada no sábado, 14, o Itamaraty informou que o governo israelense vem orientando as delegações estrangeiras a permanecerem no país em locais seguros, e que está em avaliação uma rota de evacuação pela Jordânia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.