Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Procon multa Uber e 99 em mais de R$ 17 milhões por mototáxi em São Paulo

Empresas descumpriram norma da prefeitura que proíbe oferta do serviço na capital paulista; caso está na Justiça

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 jun 2025, 14h16 - Publicado em 30 jun 2025, 13h48

O Procon de São Paulo aplicou mais de 17,3 milhões de reais em multas contra as empresas Uber e 99 por oferecer o serviço de mototáxi na capital paulista, modalidade atualmente proibida pela prefeitura. Os valores das sanções foram informados nesta segunda-feira, 30, pelo próprio órgão de defesa do consumidor.

O valor total das multas chega a 13.791.524,54 reais sobre a Uber do Brasil Tecnologia e a 3.533.836 reais contra a 99 Tecnologia. De acordo com o comunicado do Procon-SP, as empresas continuaram a ofertar os serviços de mototáxi mesmo após uma decisão judicial que, a pedido da Prefeitura de São Paulo, manteve a proibição desta modalidade de transporte via aplicativo.

Ainda segundo o Procon-SP, as multas são baseadas no Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, e as empresas podem recorrer das punições. Em maio, o órgão já havia notificado a Uber e a 99 por burlar a proibição sob o argumento de que, como a Justiça determinou que a prefeitura regulamentasse o serviço, as corridas poderiam continuar a ser ofertadas até que o poder municipal de manifestasse.

“O arcabouço legal garante ampla defesa, mas sempre a partir do cumprimento de decisão judicial, ainda mais advinda do Tribunal de Justiça”, declarou o diretor-executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho. “Portanto, o argumento das empresas de que mantêm o serviço enquanto aguardam esclarecimentos não é justificável.”

Tarcísio deixa regulação a cabo das prefeituras, e mototáxi vira batalha judicial em SP

As punições do Procon-SP ocorrem no âmbito de uma batalha judicial aberta na cidade de São Paulo entre a prefeitura, comandada por Ricardo Nunes (MDB), e empresas de transporte por aplicativo como Uber e 99. Atualmente, por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a prática do mototáxi está atualmente vetada no município, com previsão de multa diária de 30 mil reais por descumprimento da regra.

Continua após a publicidade

Desde 2023, o serviço é proibido na capital paulista por decreto municipal — o principal argumento da prefeitura é de preocupação com a segurança dos passageiros. A despeito da norma, as empresas passaram a oferecer o serviço no município, desencadeando uma série de ações e recursos na Justiça vindos tanto das empresas quanto da prefeitura. Em maio, Uber e 99 chegaram a retomar brevemente as ofertas de corridas de moto, sob a justificativa de que poderiam aguardar a regulamentação por parte do poder público.

Em 24 de junho, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou uma lei estadual que dá autonomia aos municípios paulistas sobre liberar ou proibir os mototáxis por aplicativos. Atualmente, na capital paulista, a modalidade segue proibida e indisponível nos apps de corridas da 99 e da Uber.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.