Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Projeto quer ‘match’ entre brasileiros que estão em extremos ideológicos

Experimento 'O Brasil Fala', realizado pelo Instituto Sivis e pelo RenovaBR, quer estimular diálogo entre 10 mil pessoas com opiniões políticas distintas

Por Da Redação 24 jun 2024, 11h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Iniciativa global "My Country Talks" quer conectar 10 mil brasileiros com opiniões distintas para diálogo sobre política
    Iniciativa global "My Country Talks" quer conectar 10 mil brasileiros com opiniões distintas para diálogo sobre política (Andrii Yalanskyi/Getty Images)

    Às vésperas das eleições municipais de 2024, a polarização política que marcou o pleito presidencial de 2022 ainda não deu indícios de ter regredido. Enquanto a radicalização entre esquerda e direita continua a todo vapor no debate público e nas redes sociais, uma iniciativa inédita busca conectar até 10 mil brasileiros de opiniões divergentes para diálogos individuais — o projeto “O Brasil Fala”, realizado pelo Instituto Sivis e pelo RenovaBR.

    Com o objetivo de fomentar a discussão produtiva e a convivência entre ideias divergentes, os dois think tanks lançaram em junho uma plataforma onde os interessados podem se inscrever gratuitamente e agendar uma conversa online, de forma segura e sem mediadores, até o próximo 21 de julho. No momento da inscrição, o participante deve responder a um formulário sobre posições políticas que servirá como base para o “match” com seu parceiro de debate.

    Além de incentivar a troca de pontos de vista, o projeto faz parte de um estudo global organizado pela ONG alemã My Country Talks em parceria com cientistas sociais da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que pesquisam a política brasileira. Em todo o mundo, a iniciativa já conectou mais de 300 mil pessoas em cem países.

    ‘Regime da discordância’

    Continua após a publicidade

    Segundo o RenovaBR, escola de formação política sem fins lucrativos, os grandes objetivos do projeto são cultivar o diálogo saudável, estimular novas lideranças e fortalecer a democracia no Brasil. “Para construir políticas públicas eficientes é preciso ouvir ideias distintas, analisar outras perspectivas e chegar a uma solução democrática”, avalia Rodrigo Cobra, diretor executivo do movimento.

    Além de debater e trocar opiniões, os participantes da iniciativa serão convidados a compartilhar suas experiências com diversos veículos de comunicação para contribuir com uma ampla campanha contra a polarização política no país.

    Para o Instituto Sivis, o choque de ideias divergentes é condição essencial para o desenvolvimento de qualquer nação, e o estudo “O Brasil Fala” oferece um ambiente de experiência destes valores democráticos. “A democracia é o regime da discordância. Ela só acontece realmente em lugares onde as pessoas discordam e têm visões de mundo que se complementam para resoluções de problemas complexos”, afirma o diretor de Relações Institucionais da entidade, Jamil Assis.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.