Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PSL testa Datena a presidente, governador e senador em SP; veja a pesquisa

Partido que ainda abriga boa parte do bolsonarismo no estado encomendou levantamento ao instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação 14 jun 2021, 16h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O PSL, partido que ainda abriga boa parte do bolsonarismo em São Paulo – inclusive o deputado federal Eduardo Bolsonaro –, testou o nome do apresentador de TV José Luiz Datena para os cargos de presidente da República, governador do Estado e senador em 2022 – o levantamento foi feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 7 e 10 de junho em 84 municípios do Estado de São Paulo.

    Datena já foi filiado ao MDB de março do ano passado até abril deste ano, mas atualmente está sem partido. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, as fundações do MDB e do PSL vem conversando para elaborar um programa de governo para o país, que poderá embasar candidaturas conjuntas ou mesmo nomes de outros partidos apoiados pelas siglas.

    Para a presidência, Datena teria 9% das intenções de voto e ficaria atrás de Bolsonaro (34%) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (29,3%), mas à frente de Ciro Gomes, do PDT (5,9%); João Doria, do PSDB (5,2%); João Amoêdo, do Novo (4,1%); e Luiz Henrique Mandetta, do DEM (1,5%) – no caso dos três primeiros, ele estaria empatado dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

    No segundo turno, o cenário é mais animador para Datena – ele empataria dentro da margem de erro com Bolsonaro (38,2% contra 39,1% do presidente) e com Lula (36,7% contra 36,3% do petista). Nos dois cenários, o percentual dos que não votariam em nenhum dos dois supera 20%.

    Governo

    Para o governo de São Paulo, Datena aparece com 19,1%, empatado na margem de erro com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 17,6%. O apresentador de TV ficaria à frente de Guilherme Boulos, do PSOL, com 12,3%; Márcio França, do PSB (11%); Fernando Haddad, do PT (8,5%); Paulo Skaf, do MDB (8,1%); Arthur do Val, do Patriota (5,2%); Vinicius Poit, do Novo (0,7%); e Rodrigo Garcia, do PSDB (0,4%).

    Continua após a publicidade

    Em um segundo cenário, sem Fernando Haddad e sem Rodrigo Garcia (nesse caso, o candidato do PSDB seria Alckmin), ele também aparece numericamente em primeiro lugar, com 20,2%, mas desta vez empatado tecnicamente tanto com Alckmin (19,6%), quanto com Boulos (15,2%) – na sequência viriam França (12%), Skaf (8,5%), Arthur do Val (5,3%) e Poit (0,7%).

    Em dois cenários, o PSL testa o nome da deputada estadual Janaina Paschoal como candidata ao governo – neste caso, ela consegue de 4,3% a 5% das intenções de voto.

    Senado

    Na corrida pela única vaga ao Senado que estará em disputa em 2022, Datena aparece isolado na liderança, com 29,1% das intenções de voto – ele fica à frente de Eduardo Suplicy, do PT (19%); Janaina Paschoal, do PSL (10,1%); José Serra, do PSDB (8,3%); Mario Covas Neto, do Podemos (4,9%); Marta Suplicy, do Solidariedade (4,2%); e Maurren Maggi, do DEM (2,1%).

    O levantamento foi feito por meio de entrevistas pessoais com eleitores de 84 municípios paulistas.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.