Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PT decide apoiar candidato do PSB em Curitiba e reforça racha na legenda

Após deliberação do partido, deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) afirmou que seguirá como pré-candidato e que recorrerá à cúpula petista

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 27 Maio 2024, 13h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em meio a um racha interno sobre a disputa à Prefeitura de Curitiba, o PT decidiu não lançar candidato próprio e apoiar o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) nas eleições deste ano. A decisão foi tomada em reunião da Executiva Nacional na manhã desta segunda-feira, 27. Curitiba era uma das capitais nas quais havia indefinição sobre a homologação dos candidatos petistas a prefeito — em outras dez, incluindo Rio de Janeiro e Recife, o partido ainda não bateu o martelo sobre candidatura própria ou eventual apoio a postulantes de outras siglas.

    Após a deliberação da cúpula da legenda, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que já se colocava como pré-candidato à capital paranaense, disse que sua candidatura está mantida e que deverá recorrer ao Diretório Nacional. “Sigo pré-candidato a prefeito de Curitiba! Com orgulho, serei o CANDIDATO DO LULA (…). Como já tinha ocorrido anteriormente, na instância municipal, também não se alcançou 2/3 dos votos. Diante disto, seguindo o que garante o estatuto, vou recorrer ao Diretório Nacional, a única instância partidária que pode dar palavra final nestas situações”, publicou nas redes.

    X
    Post feito no X pelo deputado Zeca Dirceu, que diz que continua pré-candidato à Prefeitura de Curitiba (X/Reprodução)

    O parlamentar também compartilhou uma entrevista recente de Luciano Ducci ao jornal O Estado de S. Paulo na qual o ex-prefeito afirma não querer ser “o candidato do Lula”. “Quem quer fazer essa discussão de Lula versus Bolsonaro, direita contra esquerda, é porque quer fazer uma discussão rasa”, afirmou o pessebista em trecho da matéria. “Ou não tem proposta, ou está com medo de disputar a eleição em uma cidade como Curitiba. As questões nacionais não podem ser repercutidas a nível local”, afirmou.

    Continua após a publicidade

    Pesquisas

    Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado em 14 de maio mostra que o PT teria dificuldades em manter uma candidatura própria em Curitiba. Segundo a sondagem, no principal cenário, Zeca Dirceu tem apenas 0,8% das intenções de voto, muito abaixo dos 22,9% ostentados pelo líder da pesquisa, o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) — aliado e candidato do governador Ratinho Jr (PSD).

    De acordo com a pesquisa, aparecem, na sequência, Luciano Ducci (PSB), com 13,1%; o deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil), com 12,8%; o ex-governador Roberto Requião (sem partido), com 11%; o também ex-governador Beto Richa (PSDB), com 8,1%; e o ex-deputado federal Paulo Martins (PL), com 6,5%.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.