Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

PT e PL caminham para um duelo direto na maior cidade do Nordeste

Pesquisa Real Time Big Data aponta o petista Evandro Leitão e o bolsonarista André Fernandes isolados na liderança pela primeira vez

Por Valmar Hupsel Filho 2 out 2024, 12h09

A reta final de uma das mais acirradas disputas eleitorais deste ano, a corrida pela prefeitura de Fortaleza, a maior cidade do Nordeste, aponta para a possibilidade de confronto direto no segundo turno entre candidatos representantes da polarização política nacional. A pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta quarta-feira, 2, coloca o deputado estadual Evandro Leitão (PT) na liderança numérica, com 26% das intenções de votos, mas empatado tecnicamente com o deputado federal André Fernandes (PL), que marcou 25%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais e para menos.

Evandro Leitão tem apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) e do ministro da Educação e ex-governador do estado, Camilo Santana (PT). André Fernandes é o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro na cidade.

Segundo o levantamento, Capitão Wagner, do União Brasil, aparece em seguida com 19%, e o atual prefeito José Sarto (PDT), candidato à reeleição, tem 16%. O senador Eduardo Girão (Novo) marcou 2% das intenções de votos. Os demais candidatos tiveram 1% das menções ou menos. Ao todo, 5% dos entrevistados disseram que pretendem votar nulo ou em btranco e 3% não souberam responder.

Na comparação com a pesquisa divulgada pelo mesmo instituto em 16 de setembro, Leitão e Fernandes tiveram oscilações positivas, de 3 e 2 pontos percentuais, respectivamente, enquanto Wagner oscilou negativamente um ponto. Com isso, o candidato do União Brasil, que iniciou a campanha como líder isolado mas vem perdendo pontos, deixou o cenário de empate técnico triplo apontado pelo instituto em setembro, isolando Leitão e Fernandes na primeira colocação.

Segundo turno

O Real Time Big Data mensurou as intenções de votos dos principais concorrentes em uma eventual disputa direta entre eles, em caso de segundo turno. No confronto entre Evandro Leitão e André Fernandes, o petista leva vantagem, por 42% a 39%. Neste caso os votos em branco e nulos seriam 11% e 8% não souberam responder.

Continua após a publicidade

Em uma  disputa entre Capitão Wagner e André Fernandes, o candidato do União Brasil levaria vantagem pelo placar 43% a 36%. Neste cenário, 12% votariam em branco ou nulo e 9% não souberam responder.

A simulação de confronto direto entre Capitão Wagner e Evandro Leitão dá vantagem ao candidato do União Brasil, com o placar de 41% a 39%. Neste cenário, 10% votariam em branco e o mesmo percentual não souberam responder.

Para a realização desta pesquisa foram entrevistados mil eleitores de Fortaleza entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número CE – 00424/2024.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.