Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Quem é o adolescente que invadiu escola e matou uma criança no RS

Jovem de 16 anos estuda em outro colégio no mesmo município e, segundo informações da polícia, teria indícios de transtorno psiquiátrico

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 jul 2025, 16h47 - Publicado em 8 jul 2025, 16h37

O adolescente que invadiu uma escola com um facão e matou uma criança em Estação, no Rio Grande do Sul, tem 16 anos de idade e está detido pela Polícia Civil. O ataque ocorreu na manhã desta terça-feira, 8. A reportagem de VEJA confirmou a identidade do autor junto à polícia gaúcha, mas o nome e rosto do jovem não serão revelados por se tratar de um menor de idade — até a publicação desta reportagem, o perfil dele no Instagram encontrava-se desativado.

O coronel Carlos Alberto Aguiar, chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Norte, informou que o adolescente é morador de Estação, mas não estuda na escola municipal Maria Nascimento Giacomazzi, onde ocorreu o crime. “O que sabemos é que ele chegou à escola, carregando dois facões e algumas bombinhas na mochila, dizendo que queria entregar um currículo. Depois, pediu para ir ao banheiro e invadiu uma sala do terceiro ano do ensino fundamental, onde começou o ataque”, diz o comandante.

Ainda segundo Aguiar, informações preliminares da investigação apontam que o adolescente apresentou “fala desconexa” após ser detido, e há suspeita de que ele seja portador de transtorno psiquiátrico. Mais cedo, o prefeito de Estação, Geverson Zimmermann (PSDB), afirmou à imprensa local que o jovem teria passado por uma consulta com psiquiatra na segunda-feira, 7, um dia antes do atentado.

Os motivos que levaram o adolescente a cometer o crime estão sendo investigados pela Polícia Civil gaúcha, que está ouvindo familiares e pessoas próximas a ele.

Ataque deixou criança morta e três pessoas feridas

Após entrar na escola sob o pretexto de entregar seu currículo, o adolescente invadiu uma sala de aula do terceiro ano fundamental, puxou um facão e começou a atacar as crianças de forma, aparentemente, aleatória. Ele desferiu golpes em três crianças e na professora, que tentou impedir o ataque, antes de ser contido por servidores da instituição.

Continua após a publicidade

Uma das crianças atingidas foi Vitor André Kungel Gambirazi, de 9 anos, que recebeu golpes de facão no tórax. Ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante o atendimento. As outras vítimas são duas meninas de 8 anos de idade e uma professora de 34 anos, que foram encaminhadas para socorro em hospitais da região e, segundo Aguiar, não correm risco de vida.

Depois do crime, a prefeitura de Estação decidiu suspender as aulas na rede municipal por tempo indeterminado, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), determinou o reforço da segurança nas instituições de ensino. De acordo com o comandante do CRPO Norte, a escola onde houve o ataque segue isolada, e a Brigada Militar está em alerta e realizando policiamento nos colégios do município.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.