Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

São Bernardo: ‘Sou alvo de fake news’, diz Marcelo Lima em sabatina VEJA

Candidato do Podemos rebate acusações de campanha e promete tarifa zero aos domingos e feriados, creches noturnas e investimento na Guarda Municipal

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 out 2024, 18h39 - Publicado em 22 out 2024, 18h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O candidato à Prefeitura de São Bernardo do Campo Marcelo Lima (Podemos) disse que seu adversário, Alex Manente (Cidadania) “vive de fake news” e que ele próprio é o nome que está “preparado para discutir a cidade”. Ele disputa o segundo turno com o deputado federal Alex Manente (Cidadania). Ambos participaram nesta terça-feira, 22, de sabatina promovida por VEJA, dentro do projeto VEJA E VOTE.

    Lima é o atual vice-prefeito de São Bernardo. No primeiro turno, o atual gestor Orlando Morando (PSDB) tentou emplacar sua sobrinha, Flávia Morando, como sucessora, mas ela ficou em quarto lugar. Agora, no segundo turno, ambos apoiam Lima, que nega o rótulo de ser um herdeiro da atual gestão. “A candidata da sucessão foi a Flávia Morando”, disse na sabatina.

    Assista à íntegra da sabatina no vídeo acima. 

    O candidato promete que, se eleito, vai implementar em São Bernardo a tarifa zero no transporte público aos domingos e feriados e colocar as creches para funcionar em período noturno. “Vamos equipar as creches já existentes no município para trabalharem à noite. Vamos aumentar o número de professores e educadores com concurso público”, disse Lima.

    Na educação e na segurança pública, ele promete que, se for eleito, vai “dobrar o efetivo da Guarda Municipal” e criar as rondas escolares, movidas por esses agentes, para fortalecer a segurança nos estabelecimentos de ensino.

    Em dezembro de 2023, ele perdeu o mandato de deputado federal após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarar que houve infidelidade partidária. Lima estava no Solidariedade, mudou para o PSB (o que deu início à ação que o cassou) e agora está no Podemos. “Tive uma mudança que foi dentro da legalidade. Tivemos um revés no TSE que está em julgamento ainda. Estou movendo embargos de declaração e tenho certeza de que a Justiça vai ser feita”, acredita.

    Continua após a publicidade

    Esse não é o único enrosco do candidato na Justiça — em 2021, ele perdeu a cadeira de secretário de Serviços Urbanos por causa de uma investigação que ainda está em andamento. “Não sou réu em nenhuma ação”, justificou o ex-deputado.

    VEJA E VOTE

    Assista também a outras sabatinas realizadas por VEJA com os candidatos que estão no segundo turno:

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco
    Continua após publicidade

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.