Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

São Francisco: a incrível obra que foi ‘inaugurada’ por quatro presidentes

Bolsonaro inaugura obras, que começaram com Lula e passaram por Dilma e Temer; Transamazônica, Transnordestina e Norte-Sul seguem sem fim

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 jun 2020, 11h35 - Publicado em 26 jun 2020, 15h38

Ao inaugurar nesta sexta-feira, 26, um trecho do Eixo Norte da transposição do rio São Francisco, em Penaforte (CE), o presidente Jair Bolsonaro se tornou mais um presidente a entregar obras do interminável projeto, cuja “paternidade” é motivo de disputas políticas em função de seu potencial eleitoral no Nordeste – no caso de Bolsonaro, a visita foi encorajada pela turma do Centrão, seus novos aliados.

A transposição foi iniciada ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e teve trechos inaugurados nos governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). Idealizador do projeto, que começou em 2007 e deveria ter sido entregue em 2012 ao custo de 5 bilhões de reais (o custo final será de 12 bilhões), o melindrado petista chegou a promover em 2017, ao lado da já ex-presidente Dilma, uma inauguração simbólica e não oficial do Eixo Leste da transposição – dias antes, Temer abrira as comportas que levaram água à cidade de Monteiro, no sertão paraibano.

Obra de quatro presidentes, a transposição do São Francisco está definitivamente na balbúrdia das obras públicas brasileiras que tendem ao infinito e mobilizaram diversos governos, como a rodovia Transamazônica, iniciada no governo de Emílio Médici (1969-1974), na ditadura militar, a ferrovia Norte-Sul, que começou a ser construída no governo de José Sarney (1985-1990), e a ferrovia Transnordestina, cujas obras foram lançadas em 2006, quando Lula era presidente. A conferir se a transposição, 97% concluída, terá Bolsonaro como o último da fila.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.