Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

São Paulo: como quatro prefeitáveis gastam o dinheiro da Câmara

Tabata é quem mais usa a cota parlamentar, e Kataguiri, o mais econômico; Boulos e Salles empatam

Por Adriana Ferraz Atualizado em 8 Maio 2024, 17h09 - Publicado em 3 jan 2024, 17h01

Eles são rivais no discurso e na caça aos votos, mas bem próximos quando se trata do uso de recursos públicos para o exercício da atividade parlamentar. Estreantes na Câmara dos Deputados em 2023, Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Ricardo Salles (PL-SP) gastaram 412 mil reais da cota parlamentar cada um ao longo do ano, segundo dados oficiais da Casa. Entre os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo em outubro, só perderam para a colega Tabata Amaral (PSB-SP), que superou por pouco a conta, alcançando 455 mil reais. Nesse ranking, o mais econômico é Kim Kataguiri (União-SP), que usou ‘apenas’ 239 mil reais nos doze meses de 2023.

A chamada Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) custeia as despesas do dia a dia do mandato, como passagens aéreas, aluguel de veículos, escritório político e conta de celular. O valor mensal varia de acordo com o estado do parlamentar e, quando não utilizado, fica acumulado ao longo do ano. É isso que explica porque em alguns meses o total gasto pode ser maior que a média mensal, que, no caso de São Paulo, é de 42.837,33.

Apesar de terem consumido o mesmo valor da cota, Boulos e Salles diferem no tipo de gasto. O ex-ministro do Meio Ambiente do governo Jair Bolsonaro, por exemplo, aplicou 104.074 reais no aluguel de veículos, tipo de despesa não realizada pelo ex-líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto. O deputado do PSOL resolveu priorizar a divulgação de seu trabalho. Para tal, pagou 208.130 reais, o que equivale a 50,5% do total.

Investir na imagem e na chamada prestação de contas do mandato também foi a principal escolha de Tabata ao definir os gastos de sua cota parlamentar. A deputada usou 202.297 reais para essa finalidade e 119.903 com passagens aéreas. E é neste quesito, aliás, que Kim superou seus eventuais adversários à corrida municipal paulistana. No ano passado, o parlamentar que ainda tenta apoio interno para se lançar candidato pagou 226.221 reais em bilhetes.

A comparação financeira favorece Kim em outros dois critérios: o deputado em segundo mandato não usa apartamento funcional — nem pede auxílio-moradia — e também é o que menos gasta com a verba de gabinete, valor destinado a pagar os salários de até 25 secretários parlamentares, que trabalham para o mandato em Brasília ou nos estados. Neste ranking, Boulos lidera (1.017.920,46 reais), seguido por Tabata (965.910,89), Salles ( 931.588,33) e Kim (814.760,65). Cada deputado tem direito a 118.376,13 reais por mês. 

Isso tudo, claro, sem contar o salário mensal de 41.650,92 reais, bem maior do que o de prefeito de São Paulo. Ricardo Nunes (MDB) recebe 35.462 reais por mês.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.