Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

São Paulo: depois de apagão, Nunes mantém vantagem sobre Boulos

Instituto Paraná Pesquisas divulga primeiro levantamento após episódio, que virou o principal tema entre os candidatos

Por Bruno Caniato Atualizado em 16 out 2024, 11h11 - Publicado em 16 out 2024, 08h17

Faltando menos de duas semanas para o segundo turno das eleições municipais em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) lidera a disputa pela reeleição, com 52,3% das intenções de voto, contra 39,2% do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). O levantamento foi publicado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira, 16.

A pesquisa é a primeira divulgada após o apagão que atingiu São Paulo, tema bastante explorado pelos candidatos no debate realizado pela TV Bandeirantes na última segunda-feira, 14. Os números indicam que o episódio pouco afetou a corrida eleitoral na capital paulista — em relação ao levantamento publicado pelo Paraná Pesquisas na quinta-feira passada, 10, Nunes deslizou 0,5 ponto percentual (pp) para baixo e Boulos oscilou apenas 0,2 ponto para cima.

Votos brancos e nulos representam 5,2% do eleitorado, e outros 3,3% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder à pesquisa. Desde a semana passada, a soma dos indecisos passou de 8,2% para 8,5% dos eleitores.

Lula, Bolsonaro e Tarcísio no ringue eleitoral

Guilherme Boulos tem a candidatura apadrinhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e concorre com a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) como companheira de chapa. Ao longo da última semana, o parlamentar recebeu o apoio da deputada federal Tabata Amaral (PSB) e do apresentador de TV José Luiz Datena (PSDB), candidatos derrotados no primeiro turno.

O endosso de Datena destoa da posição do próprio partido, já que os tucanos embarcaram na campanha de Ricardo Nunes após a derrota na primeira rodada de votação. O atual prefeito tem o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como seus principais cabos eleitorais na disputa pelo segundo mandato à frente do Executivo paulistano.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.500 eleitores em São Paulo entre os dias 12 e 15 de outubro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro da pesquisa junto à Justiça Eleitoral é SP-06311/2024.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.