SC: deputados aprovam reajuste salarial de 21,5% a bombeiros e policiais
Proposta sugerida pelo governador Jorginho Mello (PL) passou na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira 16 e já é válida para maio

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou o aumento salarial de 21,5% aos servidores da segurança pública nesta quarta-feira 16. O aumento, que contempla mais de 35.000 profissionais, foi proposto pelo governador Jorginho Mello (PL).
A decisão já começa a ser aplicada na folha de pagamento de maio, mas terá calendário gradativo. “É nosso dever valorizar aqueles que cuidam e protegem a nossa gente. Esse é um compromisso que assumi no meu plano de governo”, disse o governador.
O aumento é o maior já concedido aos profissionais de segurança no estado. O cálculo leva em conta a inflação de 9% acumulada entre 2023 e 2024. Quando totalmente implementado, o reajuste vai representar uma elevação nos gastos estaduais de 1,4 bilhão de reais por ano.
No entanto, o aumento vai ser concedido em três parcelas. O primeiro reajuste, já em maio, vai ser de um terço dos 21,5% anunciados; a segunda parcela está prevista para dezembro; e a última para abril de 2026. Assim, um profissional de segurança que, atualmente, tem um salário de 8.000 reais passará a receber 9.700 reais a partir de abril do ano que vem.
Ao todo serão beneficiados 20.400 profissionais ativos e outros 14.900 inativos vinculados às polícias Civil, Militar e Científica, além dos Bombeiros Militares e das secretarias da Segurança Pública (SSP) e da Justiça e Reintegração Social (Sejuri).