Oferta Relâmpago: VEJA por apenas 7,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco, Pedro Jordão e Anna Satie. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Sergio Moro lidera com folga corrida ao governo do Paraná

Levantamento foi divulgado pelo Paraná Pesquisas nesta quinta-feira

Por Redação 27 fev 2025, 10h30 • Atualizado em 27 fev 2025, 11h13
  • Caso as eleições para o governo do Paraná ocorressem hoje, o senador Sergio Moro (União Brasil) teria liderança isolada contra todos os potenciais adversários — em alguns cenários, o ex-juiz da Operação Lava-Jato teria chance de vitória já no primeiro turno. É o que indica um levantamento publicado nesta quinta-feira 27 pelo instituto Paraná Pesquisas.

    Segundo o levantamento, Moro teria 49% do eleitorado, contra 26% de Rafael Greca (PSD), ex-prefeito de Curitiba e aliado do atual governador, Ratinho Júnior (PSD), que está no segundo mandato consecutivo e não pode disputar a reeleição em 2026. Em seguida, tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais aparecem o secretário estadual de planejamento, Guto Silva (PP), com 6,1%, e o diretor-geral da hidrelétrica de Itaipu, Enio Verri (PT), com 5,2%.

    Levantamento Paraná Pesquisas para o governo do Paraná, divulgado em 27 de fevereiro de 2025
    Levantamento Paraná Pesquisas para o governo do Paraná, divulgado em 27 de fevereiro de 2025 (Paraná Pesquisas/Reprodução)

    Em outro cenário, sem Guto Silva, Sergio Moro aparece com 47% dos votos e Greca fica com 24,8%. Neste caso, o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) levaria 11,2% do eleitorado, e Enio Verri teria 4,8%.

    Já com o vice-governador do Paraná, Darci Piana (PSD), na disputa, este ficaria com 3,8% dos votos — Moro aparece com 50,5%, indicando uma vitória no primeiro turno, enquanto Greca teria 26%, e Enio Verri, 5,6%.

    Continua após a publicidade

    Se Greca desistir da candidatura, a ex-governadora Cida Borghetti (PP) surge em segundo lugar, com 14,8%, em larga desvantagem contra Moro, que lidera com 54% — também nesse cenário, seria eleito na primeira rodada de votação. Guto Silva somaria 7,4% do eleitorado, e Enio Verri levaria 5,9%.

    Levantamento Paraná Pesquisas para o governo do Paraná, divulgado em 27 de fevereiro de 2025
    Levantamento Paraná Pesquisas para o governo do Paraná, divulgado em 27 de fevereiro de 2025 (Paraná Pesquisas/Reprodução)

    Há, ainda, dois cenários com Cida Borghetti e sem Rafael Greca. No primeiro, a ex-governadora fica com 14,2%, contra 51,1% de Sergio Moro, enquanto Curi acumula 13,7% do eleitorado, e Verri, 5,8%. No segundo, o ex-juiz levaria 55,8%, e Cida teria 15%, com Enio Verri e Darci Piana empatados tecnicamente, com 6,7% e 4%, respectivamente.

    Continua após a publicidade

    Aprovação de Ratinho Júnior tem alta recorde no segundo mandato

    A pesquisa questionou os eleitores paranaenses, ainda, sobre a avaliação da atual gestão de Ratinho Júnior, que exerce atualmente o sétimo ano consecutivo de mandato.

    O levantamento indica que a administração do governador é aprovada por 82,7% do eleitorado, melhor resultado desde sua reeleição, em 2022. Outros 14,8% dos paranaenses desaprovam a gestão de Ratinho, e 2,5% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

    O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.652 eleitores em 64 municípios paranaenses entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2025. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Publicidade