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Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco, Pedro Jordão e Anna Satie. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Só no Brasil: a obra bilionária que já foi inaugurada por três presidentes

Michel Temer, Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro comemoraram finalização de obras do mesmo projeto

Por Tulio Kruse 14 fev 2022, 09h23 • Atualizado em 14 fev 2022, 11h25
  • A inauguração de novos trechos da transposição do Rio São Francisco reavivou uma velha disputa pelos dividendos eleitorais do projeto bilionário. As águas do Velho Chico chegaram a pontos do Rio Grande do Norte na semana passada, o que marca a etapa final das obras. Desde 2015, vários trechos já foram inaugurados por Dilma Rousseff, Michel Temer e, agora, Jair Bolsonaro.

    Nos últimos dias, o ex-presidente Lula foi às redes para reivindicar a paternidade do projeto: “Só espero que Bolsonaro, que está fazendo viagem para inaugurar o pedacinho que ele concluiu, que ele tenha a coragem de dizer ‘eu estou inaugurando aqui, mas quem começou essa obra foi o presidente Lula'”.

    A mensagem gerou reações entre os defensores do governo: o deputado federal Eduardo Bolsonaro chegou a dizer que “o nordestino ainda estaria passando sede” caso Lula fosse presidente. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse que a obra “não tem dono”.

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    Não é a primeira vez que os petistas chamam atenção para seu papel no empreendimento, que teve início há mais de 12 anos. Em 2017, Dilma e Lula chegaram a fazer uma “inauguração alternativa” de obras do Eixo Leste, que já haviam sido inauguradas por Temer dias antes.

    A transposição sofreu diversos atrasos ao longo de anos. O cronograma original do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) previa para dezembro de 2012, ainda no primeiro mandato de Dilma, a conclusão do Eixo Norte, que teve trechos inaugurados por Bolsonaro. O orçamento inicial para a obra, em 2007, era de 5 bilhões de reais, previsão que virou cerca de 12 bilhões de reais para conclusão das obras.

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