Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Sóstenes: Motta assumiu compromisso em votar anistia antes do recesso

Líder do PL na Câmara dos Deputados disse que o momento é apropriado para análise da proposta diante dos atritos entre o governo Lula e o Congresso Nacional

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Heitor Mazzoco Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 29 jun 2025, 14h28

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou neste domingo, 29, que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), comprometeu-se a pautar projeto da anistia ainda neste semestre, antes do recesso parlamentar de julho. O deputado, que está em São Paulo para manifestação bolsonarista na Avenida Paulista, disse que o texto da proposta está sendo construído entre Motta e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

“Nós votaremos, em conversa recente com o presidente Hugo Motta, em breve, um texto para tirar todas as pessoas que estão presas injustamente do 8 de Janeiro. O presidente Hugo Motta assumiu um compromisso antes do recesso de votar essa matéria. Ele está construindo esse texto a quatro mãos com o presidente Alcolumbre, um texto equilibrado”, afirmou o deputado.

De acordo com Sóstenes, o momento é indicado para pautar a proposta diante dos atritos entre o Congresso Nacional — especialmente a Câmara dos Deputados — e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. “Ainda não conheço o texto, mas confio que o presidente Hugo Motta, neste momento, em que o governo tem se mostrado adverso ao Congresso Nacional, um governo irresponsável que não respeita um dos Três Poderes, que é o Legislativo, atacando o presidente Hugo Motta, atacando o presidente Alcolumbre. Tenho certeza que nesse momento adverso vamos avançar com pautas importantes. Não somente pra libertar os presos políticos, mas para prevalecer as prerrogativas do parlamento e dos parlamentares, que muitas vezes têm sido aviltadas”, disse.

STF precisa ouvir população, diz deputado

Sóstenes disse ainda que a manifestação deste domingo na Avenida Paulista é importante para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvirem a população. Segundo ele, “o ato é muito importante para dar uma resposta ao Judiciário que a gente espera uma reflexão especial do ministro Alexandre de Moraes, que ele precisa observar não só os autos, que na minha avaliação são muitos frágeis para as decisões que ele está tomando, penas absurdas”. O deputado disse ainda que os líderes partidários na Câmara dos Deputados classificam como “exageradas” as penas impostas por Moraes aos envolvidos no 8 de Janeiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.