Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Tarcísio supera Lula em aprovação na 2º cidade mais rica de SP

Levantamento foi divulgado na manhã desta quarta, 20, pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 9 Maio 2024, 18h23 - Publicado em 20 dez 2023, 10h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A aprovação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é maior que a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Osasco, cidade que possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado. O governo estadual é aprovado por 64,1% dos eleitores do município, enquanto a administração federal aparece com 48,9% de avaliação positiva, segundo levantamento publicado nesta quarta-feira, 20, pelo Instituto Paraná Pesquisas.

    A pesquisa indica que ambos os chefes do Executivo tiveram aumento da rejeição desde julho, quando foi divulgado o estudo anterior. Neste período, o governo Lula passou de 40,6% de reprovação para 47,5%, enquanto a opinião negativa sobre a gestão Tarcísio cresceu de 24,7% para 31,2%.

    Seguindo a mesma tendência, o levantamento do Paraná Pesquisas mostra queda na aprovação das administrações federal e estadual no município ao longo do semestre. Entre julho e dezembro, a percepção favorável ao mandato do petista recuou de 55,9% para 48,9%, ao passo que o apoio dos eleitores ao governador caiu de 70,1% para 64,1%.

    Eleições municipais

    Na corrida eleitoral para a Prefeitura de Osasco, o prefeito Rogério Lins (PODE) lidera com 15,8% das intenções de voto, seguido pelo deputado estadual e colega de partido Gerson Pessoa, com 7,6% – na sequência, aparece o deputado estadual Emídio de Souza (PT), com 2%. Os demais pré-candidatos pontuaram abaixo de 1% no levantamento do Paraná Pesquisas.

    Na avaliação da gestão municipal, a aprovação do prefeito chega a 83,4%, contra 14,1% de rejeição ao seu mandato. Em julho, estes números eram de 79,1% e 18,4%, respectivamente. Neste período, tanto as melhores opiniões quanto as piores sobre a gestão municipal aumentaram – os eleitores que consideram a administração de Osasco “ótima” cresceram de 27,4% para 30,7%, enquanto aqueles que veem como “péssima” subiram de 5,1% para 6,4%.

    Continua após a publicidade

    Polarização

    Nas eleições presidenciais de 2022, a cidade de Osasco despontou como importante base eleitoral tanto para a esquerda quanto para a direita. A vitória de Lula no município deu-se por uma margem extremamente acirrada – o petista teve 50,4% das urnas no segundo turno, contra 49,6% de Jair Bolsonaro (PL), o equivalente a menos de 4 mil votos de diferença.

    A mesma polarização foi percebida nos resultados eleitorais da cidade para o governo estadual, que registraram diferença ainda mais estreita do que o pleito federal. Entre os osasquenses, o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) recebeu 50,32% dos votos, enquanto Tarcísio de Freitas teve 49,68%, o que corresponde a uma vantagem de aproximadamente 2.700 eleitores.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.